TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aferição E Teste De Precisão E Exatidão De Vários Instrumentos

Trabalho Universitário: Aferição E Teste De Precisão E Exatidão De Vários Instrumentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  705 Visualizações

Medida de volumes e Aferindo o menisco

A medida correta de volumes é fundamental para o sucesso do trabalho no laboratório de química. Para a medida de volumes, existem dois tipos de instrumentos: graduados e aferidos. Os instrumentos aferidos medem um único volume e são em geral mais precisos. Os graduados, porém, permitem medir volumes variados, sendo um deles, a bureta, de alta precisão. Um dos instrumentos bastante usado na medição e transferência rigorosa de volumes líquidos é a pipeta. Há dois tipos clássicos de pipetas:

• As graduadas, que possuem uma escala para medir volumes variáveis

• As volumétricas, que possuem apenas um traço final indicativo de volume fixo, sendo este tipo um instrumento de medida de volume mais preciso.

Chama-se menisco a curvatura formada por um líquido em resposta à superfície de seu recipiente. Usa-se a parte inferior do menisco com ponto de referencia na calibração e uso de equipamentos volumétricos. A leitura deve ser feita de modo que o olhar de quem afere a medida coincida com alinha tangente à parte interna do menisco (se côncavo), ou à parte externa (se convexo). Conforme esquema apresentado na Figura 1:

Figura 1 – Ilustração da leitura de líquidos em aparelhos volumétricos

2.Objetivo

Objetivou-se com essa prática conhecer técnicas de aferição de volumes, além de testes de precisão de instrumentos utilizados em laboratório utilizando técnicas de pesagens e de pipetagem de líquidos. É verificar o instrumento que apresenta uma maior exatidão e precisão com as possíveis fontes de erros significativos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com