TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os testes psicológicos são os instrumentos usados pelos profissionais

Por:   •  29/10/2015  •  Ensaio  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Os testes psicológicos são os instrumentos usados pelos profissionais da psicologia para investigação e avaliação das diferenças individuais dos seres humanos visando o fornecimento de dados para algum tipo de intervenção. Os testes psicológicos são usados basicamente para cinco finalidades sendo elas: classificação; promoção do autodesenvolvimento; intervenção psicoterápica e psicopedagógica; avaliação de programas e pesquisa cientifica.

Na classificação via-se colocar uma pessoa dentro de uma categoria, dentro disso temos os termos de seleção e triagem. Na seleção os sujeitos são submetidos a vários testes específicos para averiguar se satisfazem os requisitos necessários. A triagem é utilizada quando se quer fazer uma investigação rápida para selecionar um sujeito numa determinada categoria.

Na intervenção psicoterápica e psicopedagógica os testes são utilizados para investigar e definir problemas mentais do individuo, visando caracterizar detalhadamente estas questões para um planejamento de intervenção e tratamento eficaz.

Um indivíduo pode querer passar por testes psicológicos para a promoção do seu próprio autodesenvolvimento, como no caso dos testes de orientação profissional.

Os testes de avaliação de programas se tornaram importantes na atualidade, são eles que avaliam a validade e os resultados obtidos em programas aplicados à população, proporcionando a possibilidade de reajustes no mesmo ou até a invalidação de um programa evitando assim gastos desnecessários.

Além dessas áreas praticas, os testes psicológicos também são empregados na pesquisa científica, pois através deles se podem obter dados válidos e precisos proporcionando análises mais objetivas e precisas.

Na aplicação dos testes psicológicos existem vários parâmetros a serem seguidos, os mais importante deles seriam a observação rigorosa das instruções dos manuais, sempre estabelecer o rapport e manter a aplicação objetiva. O psicólogo deve atenuar o nível de ansiedade do(s) examinando(s) a um mínimo possível, verificar se o(s) examinando(s) apresenta(m) alguma dificuldade de saúde e/ou impedimentos relacionados, esclarecer o(s) examinado(s) de modo que ele(s) compreenda(m) exatamente as tarefas a serem executadas. Todas as estruturas do ambiente físico devem colocar o testando em favorável disposição de reação, de forma que é preciso considerar as condições do local de trabalho como: cadeira, mesa, espaço físico: iluminação, temperatura, higiene, etc. O material utilizado deve seguir o padrão especificado. A correção também deve seguir rigorosamente as normas apresentadas no manual.

No capítulo Considerações sobre a validade e precisão nas técnicas projetivas, Irai Cristina Boccato Alves discorre sobre as técnicas projetivas discutindo os conceitos de validade e precisão, fazendo diversas referências a estudos relacionados a instrumentos deste tipo. Além disso, expõe os limites e avanços da aplicação dos conceitos de validação neste tipo de técnica, sem deixar de enfatizar a crucial importância da formação profissional para o uso adequado e preciso das técnicas projetivas. Defende também a necessidade de fundamentação teórica das técnicas, bem como os cuidados referentes à adaptação cultural das mesmas, quando usadas em países diferentes daquele em que foram criadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com