TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Além da sala de aula

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

O filme retrata a realidade de muitas escolas públicas: falta de recursos estruturais e didáticos, alunos carentes, desinteressados, oriundos de famílias totalmente desestruturadas, sem perspectivas e objetivos.

Antes de conhecer seu local de trabalho, a professora cria muitas expectativas (acredito que todos nós sentimos essa ansiedade em relação ao primeiro emprego, primeira turma, primeira aula). Quando chega na escola, se depara com inúmeras dificuldades e barreiras: a sala de aula se encontrava inteiramente deteriorada; não havia material escolar nem verbas nem diretor; os pais das crianças não demonstravam o menor interesse pela educação dos filhos; e, para piorar, seus alunos eram rebeldes e desrespeitosos. Bess se desespera e fica apavorada, eu também ficaria no lugar dela.

Apesar das dificuldades, ela não desiste. Começa a pedir ajuda para a pessoa que a contratou, solicita livros, mesas e cadeiras novas, assim como os materiais básicos necessários para uma aula descente. Sem sucesso. Ela tenta com todas as forças e argumentos mas não consegue ajuda de ninguém.

Sem ajuda de ninguém e sem os recursos necessários, Stacey usa da própria força para melhorar a escola. Em um final de semana deixa sua família e vai até o local de trabalho para limpar e pintar. Quando os moradores do abrigo se deparam com a cena da professora reformando a sala de aula, muitos vão ajudá-la. Assim, a Sra. Bess consegue fazer da sala velha e suja, um lugar mais aconchegante e com cara de sala de aula.

Após resolver os problemas de estrutura, a jovem professora começa a solucionar os problemas dos alunos. Uma cena que me emocionou muito foi quando ela leva café da manhã para as crianças, isso retrata a situação de muitas escolas da nossa cidade, onde falta a merenda e os funcionários e até mesmo os pais se reúnem e compram comida para servir para os alunos. Um aluno com fome não consegue obter o rendimento necessário para alcançar o aprendizado.

Com muito esforço e dedicação a professora consegue colocar os alunos e suas famílias na linha. As crianças ficam cada vez mais dedicadas e interessadas em aprender e após vencer todas as barreiras, Stacey alcança mais um objetivo.

Sem sombra de dúvidas, “Além da sala de aula” foi o melhor filme que já assisti. Serviu de inspiração para a minha vida acadêmica e profissional, pois todos os professores passarão por dificuldades diárias durante o tempo em que estiverem lecionando, seja um aluno com dificuldade ou a falta de materiais didáticos, porém, precisamos ser firmes e jamais desistirmos do nosso objetivo que é educar.

Na vida real, os serviços prestados pela educadora Stacey Bess foi reconhecido por diversos prêmios, incluindo o National Jefferson Award.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com