TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Artigo: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.282 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FOLHA DE PAGAMENTO 4

2.1.1 Contabilização do Resumo da Folha de Pagamento 5

2.2 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 7

3 A MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO 8

3.1 MOTIVANDO OS FUNCIONÁRIOS 10

4 REGIONALIZANDO 12

5 CULTURA E SOCIEDADE 13

6 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa contribui para todos aqueles que de alguma forma estão ligados à folha de pagamento, falando sobre os proventos e os descontos de uma maneira ampla, onde foram evidenciadas as demonstrações envolvidas na folha de pagamento, as obrigações relacionadas à empresa e também dos direitos que o empregado poderá receber.

Contribui instruindo o cidadão com os conhecimentos das legislações que vigoram revelando os direitos e obrigações e sua importância através da lei, relacionando os proventos e descontos da mesma, sendo este empregado ou empregador.

2 DESENVOLVIMENTO

Relação Trabalhista é a interação entre empregados e empregadores e de ambos com o estado, direcionando as ações para a proteção e tutela do trabalho. Dentro das Relações Trabalhistas encontramos a Folha de Pagamento que é a soma de todos os registros financeiros. É o documento que comprova a manutenção do funcionário e é a base para pagamento de encargos. Sendo a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformando em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que a formaram.

2.1 FOLHA DE PAGAMENTO

A utilização da folha de pagamento é obrigatória para o empregador, pois é instituída na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT pela Lei n.º 5.452/43. Independente da sua forma, seja feita à mão ou digitalizada, deve conter o registro mensal de todos os proventos e descontos dos empregados.

2.1.1 Contabilização do Resumo da Folha de Pagamento

No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

Quando a empresa adota o sistema de registro contábil por meio magnético, as folhas de formulário contínuo do Diário são numeradas automaticamente pelo computador e, no final do período, deverão ser encadernadas.

Portanto, todas as operações da empresa são registradas obrigatoriamente e, em primeiro lugar, no Livro Diário.

Ele é composto por folhas encadernadas, devendo conter o Termo de Abertura e o Termo de Encerramento, devidamente assinados por responsável pela empresa e por contabilista habilitado, e, será submetido à autenticação do órgão competente do Registro do Comércio (Junta Comercial da sede da empresa).

O atraso na escrituração do Livro Diário não poderá ultrapassar 180 dias, sob pena de multa prevista pela Legislação do Imposto de Renda.

O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário.

Em face de sua utilidade, o livro razão é indispensável em qualquer tipo de empresa, sendo o instrumento mais valioso na atividade contábil e imprescindível para os órgãos fiscalizadores, e, por esta razão, as normas contábeis o qualifica como livro obrigatório.

Sua escrituração é efetuada com base nos lançamentos contábeis, devidamente documentados, e previamente registrados no Livro Diário.

2.2 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

O balancete de verificação é uma etapa anterior ao balanço patrimonial, é onde se verifica se houve algum lançamento que ficou com o débito diferente ao crédito. Nada mais é do que uma relação dos saldos extraídos do razão ou razonete. Deve ser levantado no mínimo uma vez por mês.

3 A MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO

Motivação segundo o dicionário é o ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam certo tipo de conduta em alguém. Sendo assim Motivação está intimamente ligado aos Motivos que segundo o dicionário é fato que levar uma pessoa a algum estado ou atividade. Motivação vem de motivos que estão ligados simplesmente ao que você quer da vida, e seus motivos são pessoais, intransferíveis e estão dentro da sua cabeça (e do coração também), logo seus motivos são abstratos e só têm significado pra você, por isso motivação é algo tão pessoal, porque vêm de dentro.

Maslow buscou compreender o homem dentro de uma percepção multidimensional, considerando a existência de diversas necessidades, desde as mais básicas até as mais complexas e numa inter-relação dinâmica ainda pouco estudada. Ao conceber, entretanto, a motivação como o caminho para a satisfação da necessidade dominante, Maslow fugiu ao aspecto da espontaneidade contido no conceito da motivação. Se um organismo está com sede, ele bebe, provavelmente, se está com fome, ele come e, assim por diante, inversamente, uma vez que a necessidade tenha sido satisfeita, ela não mais determina o comportamento (ao menos, até que ela apareça novamente).

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto realização.

Para Frederick Herzberg existiam dois fatores que orientavam o comportamento das pessoas, eram eles: Fatores Higiênicos e Fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com