TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Artigos Científicos: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

SETE LAGOAS

2012

-------------------------------------------------

Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Elaine Maria Abreu Fonseca

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado como conclusão do 1º semestre da Universidade Norte do Paraná.

Profs.: Adriana Vinholi Rampazo

Daniel Ramos Nogueira

Helenara Regina Sampaio

Jossan Batistute

SETE LAGOAS

2012

Sumário

1 Introdução..............................................................................4

2 Desenvolvimento....................................................................5

2.1 A matemática a serviço das empresas...............................5

2.1.1 Fatores ambientais das organizações............................5

2.1.1.1 Aspectos jurídicos do empresário..............................6

2.1.1.1.1 A participação da contabilidade nas empresas...7

3 Conclusão..................................................................................8

Referências...................................................................................9

Introdução

O que se insere do texto é que a utilização desses recursos para as pequenas e médias empresas ainda é um caminho dificultoso, seja pelo financeiro ou recursos humanos. Os

dados da pesquisa citada no texto, realizada entre micro e pequenas empresas demonstram que mesmo com o bom desempenho da economia, menos da metade estão dispostos a investir com objetivo de aumentar sua capacidade de produção. É interessante observar que apenas 3% estão dispostos a investir na criação de novos produtos e novas tecnologias. Os fatores que desmotivam os que acreditam na continuidade do crescimento é a ausência de mão de obra qualificada aliado ao elevado custo praticado hoje no país em função das elevadas taxas de juros é importante elemento de desinteresse em investimento no aumento da capacidade produtiva das empresas.

A matemática a serviço das empresas

A matemática financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Ela é a parte da matemática mais utilizada por nós.

Devido à suma importância que a matemática financeira representa no cotidiano das pessoas, sendo ela imprescindível como uma ferramenta para compreender os cálculos financeiros, as funções das situações propostas, na solução de diversos problemas.

A idéia básica é simplificar a operação bancária a um fluxo de caixa e empregar alguns procedimentos matemáticos. Um exemplo comum é quando compramos algo em uma loja no crediário ou cartão, financiamos uma casa ou carro ou quando fazemos empréstimo onde será aplicado sobre o valor um taxa de juros, que é calculada com a ajuda a sua ajuda. Taxas bancárias também são calculadas com o auxílio da matemática financeira.

Fatores ambientais das organizações

Diante da perplexidade mundial frente aos efeitos ambientais resultantes da atuação do homem sobre a natureza, percebe-se finalmente que o crescimento econômico da maneira como tem sido conduzido só pode levar a um resultado: caos. A análise das práticas de controle de qualidade mostra que não basta somente qualidade de produto e de processo, precisa-se de qualidade ambiental. E esta só pode ser alcançada com o comprometimento não só do governo e dos indivíduos, mas também do meio empresarial.

Entre as tecnologias disponíveis, as normas e regulamentos para sistemas de gestão ambiental são um esforço no sentido de as organizações assumirem suas responsabilidades frente ao futuro do planeta. A compreensão do processo de gestão ambiental faz a grande diferença quando da constatação dos resultados empresariais.

Responsabilidade ambiental, organizações, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e qualidade.

Aspectos jurídicos do empresário

A primeira, de natureza humana, que alcança personalidade imediatamente após seu nascimento com vida, apenas logrará legitimidade ao exercício profissional de atividade econômica destinada a produção ou circulação de bens ou de serviços quando cessada a menoridade ou obtida uma das formas de supressão da incapacidade relativa; e a segunda, obra da criação jurídica, será personalizada somente depois do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com