TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Institucional da Pratica Profissional

Por:   •  22/5/2016  •  Seminário  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 5

Analise institucional e um tema fundamental e vai nos proporcionar conhecer e entender o significado social da pratica profissional e identificar o que a instituição quer do profissional. Segundo Baremblit os agentes institucionais vão representar diferentes interesses sociais, todo profissional deve fazer uma analise institucional antes mesmo de inserir na instituição. Para que ele possa compreender e conhecer a instituição em que ele vai trabalhar. De acordo Baremblit as instituições são lógicas, são arvores de composições lógicas que segundo a forma e o grau de formalização que adotem, podem ser leis, podem ser normas e quando não estão enunciadas de maneira manifesta, podem ser hábitos ou regularidades de comportamentos, ou seja, e tudo que regula o comportamento.

  1. Objeto Institucional

Agente privilegiado A partir dessa analise podemos dizer segundo Alburquerque (1978), que o objeto institucional não é um objeto material, algo que é palpável como cesta básica ou vale transporte mais sim imaterial, impalpável. O objeto institucional efetiva da população, o que a população necessita. Portanto o objeto institucional da gestão é o planejamento, a coordenação, execução e o controle das atividades de Assistência Social do município, na qual lhe compete elaborar e propor a política municipal de Assistência Social.

  1. Agentes Privilegiados

O agente privilegiado segundo Alburquerque (1978) são aqueles que tem um saber pleno quando ao objeto institucional onde o seu saber direciona posicionamentos estratégicos em relação á ação institucional.  Os assistentes sociais são agentes privilegiados em instituições de Serviço Social, como a antiga LBA, o SESC, o SESI. Porém nada garante que os profissionais que dão nome a uma instituição sejam seus agentes privilegiados. É necessária uma análise concreta para elucidação da prática institucional. Portanto na gestão o agente privilegiado é a Assistente Social, pois é quem tem o saber entre os demais

  1. Agente Subordinados

Os agentes subordinas são atores cuja práticas também estão ligadas a ação ou objeto institucional, mais que estão subordinados aos agentes privilegiados. Tem um saber relativo quanto ao objeto, mas mantêm uma posição estratégica em relação à ação institucional do ponto de vista de seu âmbito. Portanto os agentes subordinados são os estagiários, segundo Albuquerque os agentes subordinados dispõem de menor autonomia, ou seja, agente o subordinado são os estagiários por que eles estão em processo de formação, e este processo coloca os estagiários numa condição de subalternidade ou subprevilegiamento. Eles não são reconhecidos naquilo que são chamados. Segundo Oliveira o estagiário também é um agente subordinado porque ele é visto como mão de obra barata. Agente Subprevilegiado Segundo Oliveira o supervisor e considerado privilegiado entre a pratica profissional e o processo de ensino, ou seja, agente subprevilegiado na SMAS e Amanda. Ela esta nesta condição porque ela possui um conhecimento acerca da política da instituição e o cargo dela e muito importante para o funcionamento da política de assistência social.

  1. O Mandante e o tipo de relação de mandato

Existem três tipos de mandantes que são: Relação de propriedade; relação de subordinação funcional; relação de mandato institucional. Albuquerquer (1987) nos fala que o mandante na relação de propriedade pode ser o ator individual ou coletivo, são os que sustentam economicamente a instituição, aquele que vem garantir a reprodução material e que exigem uma prestação de contas com relação á ação institucional, em particular dos agentes privilegiados.O mandante não manda necessariamente mas é o proprietário ou a instancia de legitimação da propriedade do objeto institucional, ou seja, o Mandante e aquele que exerce a relação de mando. No campo a relação de propriedade está na prefeitura de Santana do Paraíso na coordenação do Sr. Prefeito na qual é mandante e a Secretaria Municipal de Assistência Social é quem possui a legitimação sobre a propriedade do objeto. O mandante não e quem manda, o mandante e aquele que tem o conhecimento sobre o objeto, e o que fala e o que expõem é quem da visibilidade ao objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com