TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Relatorio de Campo

Por:   •  11/10/2016  •  Ensaio  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaio de reflexão critica do conjunto do estágio até o momento da apresentação Considerar o acúmulo teórico, reflexivo, político e metodológico propiciado pelo Curso até a fase corrente.

No entanto, a interdisciplinaridade deve ser praticada sem que se confunda as especificidades de cada profissão, reafirmando enquanto assistente social as suas competências e atribuições privativas. Utilizando Raichelis temos que a interdisciplinaridade se coloca como um desafio ao passo em que “demanda a capacidade de expor com clareza os ângulos particulares de análise e propostas de ações diante dos objetos comuns a diferentes profissões” (RAICHELIS, 2009, p. 15).

Por isso a profissão do Serviço Social, possuem embasamento teórico e metodológico através do Projeto Ético Político e Código de Ética, são instrumentos que contribuem para uma analise institucional e também poderá realizar a interversão causadas pela questão social. Como exposto no Código de Ética do Assistente Social, o assistente social deve realizar sua prática profissional com eficiência, eficácia e responsabilidade, mas sempre norteado pelas normas e princípios ético-morais.

Nesse sentido, entende-se que a prática profissional é norteada pelas dimensões ético-políticas que dão a direção do fazer profissional, da dimensão teórico-metodológica, qualificando para o conhecimento da realidade social e buscando enxergar a dinâmica social para além dos fenômenos aparentes buscando apreender a essência, e a dimensão técnico-operativa que desenvolve habilidades e técnicas para realização de ações que garantam respostas às demandas, ou seja, a criação de estratégias de trabalho e ação desenvolvidas no hospital, o profissional de Serviço Social, precisa trabalhar no sentido de acabar com preconceitos, articular forças e preparar o usuário para mudanças. O trabalho da assistente social na área da saúde, segundo Costa (2009) ’’ cumpre o papel particular de buscar estabelecer o elo perdido quebrado pela burocratização das ações, tanto internamente entre os níveis de prestação de serviços de saúde quanto, sobretudo, entre as políticas de saúde e as demais políticas sociais e/ou setoriais. ’’

Nesse sentido, o assistente social necessita incorporar a competência como um elemento constituído de domínio técnico e olhar crítico para a realidade, compreendendo as requisições feitas pela sociedade moderna e o espaço em que atua, além de ter um vasto conhecimento, uma postura orientada por valores que sustentam o projeto ético-político da profissão.

Desta forma, o pensar do fazer profissional encontra diversas barreiras impostas tanto pelas transformações societárias a nível macro na esfera da vida social, quanto limitações no âmbito institucional. Portanto, a dinâmica social moderna irá requerer do assistente social competências no desempenho das ações, “não basta ser tecnicamente qualificado para as atividades específicas, mas tem de utilizar outras capacidades ligadas às respostas efetivas na dinâmica cotidiana de trabalho” (RIOS, 1993, p. 50).

Cabe à categoria profissional de assistentes sociais permanecer em constante aprimoramento de seus conhecimentos para que possam, mais do que apreender os elementos que estão no âmbito da qualificação formal, construir novas competências que exigem habilidades e criatividade para o enfrentamento da questão social no cotidiano profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com