TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Correlação entre análise de campo e o conteúdo acadêmico presente na grade curricular

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.724 Palavras (23 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 23

FACSUM – FACULDADE DO SUDESTE MINEIRO

Gabriel Rodrigues Carpini Iung RA 01550004426

Igor Guimarães Pereira RA 01550004172

João Gabriel Corrêa da Silva RA 01550004407

A correlação entre análise de campo e o conteúdo acadêmico presente na grade curricular.

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade do Sudeste Mineiro – FACSUM na disciplina Atividade Prática Supervisionada, como requisito para obtenção de pontuação.

Orientador: Charlie

Henrriete Simões

2017

Resumo

A realização deste projeto fez-se necessária mediante demanda proposta pela Instituição Facsum Juiz de Fora, que consiste em uma análise teórica baseada na grade curricular do 5º período de Engenharia de produção e correlacionar esses conteúdos aos processos produtivos de uma empresa, desta forma adequando o conhecimento adquirido em sala de aula em uma experiência em campo.

Foi realizada uma busca por empresas que por características desenvolvessem produtos ou apresentassem processos semelhantes ao conteúdo apresentado em nossa grade curricular. Desta forma foi possível correlacionar fontes bibliográficas que apresentassem informações pertinentes a processos de fabricação de e todo o escopo envolvido no processo.

Definindo a empresa Clyrep Serviços Gráficos Ltda como base de análise, foi possível observar seus processos de fabricação, desta forma, obteve-se a coleta de dados e informações pertinentes aos processos produtivos.

Tendo coletado as informações necessárias para montagem do projeto,esquematizamos através de softwares, todo escopo do projeto levando os princípios de PMBOK e montando um gráfico de Gantt para relacionar tarefas e prazos.

Neste projeto, além de empregarmos todos os conhecimentos teóricos e correlacionado aos processos fabris, houve a possibilidade de aplicação dos conceitos e ferramentas da Engenharia de Produção e agregarmos valor à referida empresa ao realizar uma análise dos seus processos, contribuindo assim para otimização dos mesmos.

Sumário

1-ObjetivoPg

2-Introdução Pg

3 - Definição da Empresa Pg

3.1 - Ficha da Empresa Pg

3.2 - Resumo Visita Técnica Pg

4–Conceitos TeóricosPg

4.1-Processos de FabricaçãoPg

4.2- Ciência dos MateriaisPg

4.3- Resistência dos MateriaisPg

4.4 - Termodinâmica Básica Pg

4.5-Química BásicaPg

4.6 - Metrologia Industrial Pg

4.7-Mecânica dos FluidosPg

5 - Correlação Teórico-práticoPg

6- Proposta de Otimização Pg

6.1- Melhorias propostas Pg

7- Debate e considerações finais de análise Pg

8- Bibliografia Pg

Lista de Figuras

Figura 1 -Figura 1: Fluxograma do processo

Figura 2 - Extrusora e seus componentes.

Figura 3 - Extrusora Balão utilizada na empresa, funil de alimentação de polímeros.

Figura 4 - Extrusora Balão utilizada na empresa, visão frontal.

1 – Objetivo

O presente projeto tem como objetivo a elaboração de uma análise multidisciplinar, na qual correlaciona todo o conteúdo acadêmico presente na grade curricular obrigatória do 5º período de Engenharia de Produção, com os processos de fabricação de uma empresa.

2 - Introdução

3 - Definição da Empresa

Uma das grandes dificuldades deste projeto, era encontrar a empresa ideal, ou seja, uma empresa que possuísse em seu escopo, uma linha de produção ou processo de confecção que englobasse os conteúdos teóricos e além disso, que pudessem proporcionar para os alunos a oportunidade de acompanhar de perto todo o seu processo produtivo no intuito de analisar, observar e aprender com seus colaboradores e grupo gestor.

Após a realização de buscas de empresas que proporcionasse aos alunos a oportunidade de análise de seus processos produtivos, foi definida a empresa Clyrep Serviços Gráficos Ltda, como base de estudos e coleta de informações.

A empresa supracitada localiza-se no logradouro Dr. Milton Ladeira, 45, Bairro Milho Branco, Juiz de Fora – MG, e proporcionando contato telefônico sobe o número (32) 2104-9999.

Com uma visão moderna a empresa é comprometida com os avanços tecnológicos vindos da globalização, executando um trabalho de pesquisa constante, visando superar os desafios e as necessidades do mercado, como por exemplo a sustentabilidade.

A Clyrep Serviços Gráficos Ltda uniu-se ao Sebrae, tendo em vista adequar-se à gestão pela Qualidade Total. Isto significa estar totalmente atento aos seus clientes, oferecendo produtos e serviços com qualidade e pontualidade nos prazos préestabelecidos.

3.1 - Ficha da Empresa

Nome: Clyrep Rótulos, Etiquetas e Embalagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com