TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Criança em Desenvolvimento

Por:   •  30/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE DA CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO

Como sugerido pelo orientador, analisamos crianças na faixa etária de 2-6 anos no abrigo: Casa do Menor, localizado na Rua General Mena Barreto, 97 - Jardim São Caetano. A Casa do Menor foi fundada em 1983, já são mais de 30 anos interruptos de atividades, atendendo crianças vítimas de maus tratos e abandono encaminhadas pelo Poder Judiciário da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Sorocaba, Conselho Tutelar de Sorocaba e da Cidade de Araçoiaba da Serra. Onde seu trabalho é preparar as crianças acolhidas para a pós instituição oferecendo um trabalho técnico, profissional e especializado nas áreas da saúde, sendo hospitalar, fonoaudióloga, educacional, psicológica, alimentar, preparando-as para o desacolhimento.  

Lá observamos as crianças: Luana (2), Ruan (3) e Pedro (3).

Quando chegamos Ruan foi o mais receptivo, nos chamando de tio e tia, querendo ver nosso caderno e estojo, em seguida Pedro se mostrou receptivo também, querendo folhas e canetas e também nos chamando de tio e tia, porém não falava muito; já Luana não foi receptiva, não interagiu nem um pouco e ficou escondida.

Pudemos observar que enquanto brincavam:

 Ruan - Brincava bastante, desenhava, interagia, questionava, estava aprendendo a falar porém já falava bastante, observava as pessoas ao seu redor, brincava com os brinquedos, mostrava-os para nós, assistia TV, comentava conosco sobre o desenho, obediente, quis se deitar com a colega Luana para assistir, cantava as músicas do desenho, e fazia graça pros outros.

Pedro - Desenhava, conversava pouco, porém após certo tempo começou a interagir, assistia TV quieto, queria muito tirar a colega Luana de baixo da mesa (ela estava escondida em baixo), entrou em baixo da mesa com ela para desenhar, quis sentar no colo de um de nós, desobediente, subia em cima da mesa, ficava bagunçando os móveis da sala, brincava de se esconder com o cobertor, queria atenção, e observava os colegas.

Luana - Desde que chegamos ficou escondida em baixo da mesa, por pouco não chorava, ficava com a mão na boca, nos olhava assustada, tem medo de pessoas desconhecidas, não interagia, a ajudante teve que tirar ela do chão e colocá-la no sofá, de costas pra nós para ela assistir, não respondia ninguém na nossa presença, nem falava nada, queria colo.

Concluímos que mesmo eles estando deitados juntos para assistir, não conversavam entre si, e enquanto brincavam, não havia interação entre eles. Ruan e Pedro eram os únicos que interagiam conosco, sendo Pedro mais ativo e Ruan mais passivo, Luana não quis interagir em momento algum!

Enquanto almoçavam:

Ruan - Comia com a mão e com a colher, ficava sempre nos olhando, parava de comer, ficava fazendo bico, empurrando a mesa, queria que dessem comida na boca dele, não conseguia colocar a comida na colher, fazia aviãozinho para ele mesmo, demorava pra mastigar, almoçou muito pouco, só comeu a sobremesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com