TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme "A Vila"

Por:   •  9/7/2019  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

1. Os criadores, fundadores, estes chamados de anciões, procuram ao máximo manter apenas entres eles a veracidade dos fatos, sem que os demais moradores da vila tomem conhecimento dos episódios, e por falta de apreensão dos demais membros, não há quem busque esclarecer os fatos.

2. Os anciões utilizam do medo, da alienação e da falta de expressão dos demais para estabelecer uma hierarquia, um controle e manipular, assim garantindo que ninguém se rebele e a ordem esteja sempre estabelecida. A partir disso pude identificar o conhecimento empírico, que se é adquirido através da vivência e observação de um local e de quem o compõe, o conhecimento tácito, este que é adquirido ao longo da vida e de suas experiências individuais e o conhecimento filosófico, se dá a partir da capacidade do ser em questionar e refletir.

3. O conhecimento místico se faz presente “naqueles que não devem ser mencionados”, nas criaturas, estas que são invenções dos anciões, então, entende-se por conhecimento místico, a criação de algo irreal para justificação de uma necessidade. Conhecimento irracional é encontrado no medo de algo fictício, nos vigias a noite, em um tom de vestimenta adequado, o conhecimento irracional é tudo aquilo que se afasta da razão, e no filme é resultante de um medo que não lhes pode causar prejuízo. Conhecimento racional formal, identificado na estrutura, nos avanços, ou na falta deles, na falta de medicamentos, que é uma grande questão que rodeia a vila, e entendido como sendo as mudanças sofridas durante os anos, sendo elas calculadas ou não.

4. Os valores e interesses deixam de ser os mesmos quando uns não tem conhecimento da verdade, e outros utilizam dessa falta de apreensão para garantir algo intitulado por eles, onde há uma divisão sempre vai haver diferentes relevâncias em determinadas questões, os anciões utilizam de truques para a manutenção da ordem, sem os demais terem conhecimento, o que acaba não gerando muitos questionamentos, o que é ótimo para eles.

5. O controle, em sua boa parte, deriva do conhecimento, melhor dizendo da falta do mesmo. A restrição do conhecimento, ou a falta dele, torna mais fácil e propício para que o controle acorra. Baseando-se no filme, um grupo de pessoas alienadas, vivendo sem influência de demais, compartilhando dos mesmos conhecimentos e com o conhecimento reduzido, é um alvo fácil nas mãos dos que tem mais influências e conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com