TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "A Vila"

Por:   •  14/9/2017  •  Resenha  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

Nomes: Catiane Magrin Araújo, Tatiane, Vilmar Bueno

Turma: 2º  CVAN

COMPARATIVO DOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS STEEL FRAME E WOOD FRAME

RESUMO

        O setor de engenharia civil está em queda no Brasil, um mercado que até o período de 2003 à 2013 era superaquecido e necessitava de novas mãos de obra, a partir de 2014 sofreu um decrescimento e profissionais que antes podiam até mesmo escolher onde trabalhar hoje sofrem o desemprego, para isso os novos profissionais da área necessitam se especializar e trazer novas ideias para esse mercado da construção civil, agilizando o processo construtivo sem aumentar os custos mantendo sempre a mesma qualidade. Para isso surgem algumas alternativas como novos sistemas construtivos, alguns exemplos deles são o Steel Frame e Wood frame, já muito aderido em países desenvolvidos. Nesse trabalho trazemos as etapas desses processos, juntamente com suas características, comparativos e valores.

Palavras chaves: Steel Frame. Wood Frame. Inovação. Versatilidade.

Desenvolvimento:

        Os sistemas framing são excelentes opções para quem procura: rapidez, inovação, versatilidade, redução de custos e desperdícios.

        Ambos são semelhantes, são sistemas construtivos a seco sua única diferença é sua matéria prima, sendo: madeira ou aço.

        Esses tipos de construção são diferenciados por não necessitarem o famoso canteiro de obras, além de respeitar a natureza uma vez que utilizam matérias primas que são recicláveis, esse sistema é muito utilizado em vários países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá e Chile, onde já demonstraram sua eficiência.

        No Brasil, há tido uma consideração em relação a este sistema como uma alternativa em decorrência do amplo desperdício de matérias e baixa produtividade da alvenaria.

Wood Frame:        

          Ele é utilizado em casas de médio e alto padrão, esse sistema que tem como sua matéria prima a madeira, da espécie pinus que provem de reflorestamentos. Ele é resistente, além de possuir capacidade estrutural, sendo um ótimo isolante elétrico, acústico e térmico.

         Suas vantagens são várias dentre elas podemos citar: valores reduzidos, alta resistência, grande capacidade de carga e de segurança estrutural, matéria orgânica, proveniente de fontes renováveis, atuantes como poços de oxigênio, baixo consumo de energia para processamento.

       Tudo é construído em fabrica, assim agiliza o processo, precisando assim só ser feita a montagem na obra, além de colaborar com o consumidor que pode comprar algumas partes da casa e quando tiver condições financeiras compra o restante dos ‘’ blocos’’ já fabricados.

[pic 1]

Exemplo de sistema construtivo Wood Frame.

Steel Frame:

        Light Steel Frame, ou LSF, é um sistema construtivo inovador, consolidado em muitos países do mundo, e no Brasil está técnica vem ganhando espaço, devido as suas vantagens sobre o sistema convencional. Não são utilizados tijolos ou cimento, garantindo uma obra simples, limpa e principalmente sustentável.

        A obra consiste em projetar um esqueleto formado de perfis de aço galvanizado, sobre um radie, e depois revestir com placas próprias para o sistema evitando assim desperdícios na obra.

        A técnica construtiva mostra-se vantajosa, pois economiza 70% de água, o tempo de realização da obra é muito menor, a estrutura é leve, sendo assim há economia no custo da fundação, a manutenção pode ser feita facilmente e a mão de obra qualificada e menos volumosa.

Projeto, Cálculo de Estrutura e Fundação:

        Utilizando algum software, o projeto pode ser realizado facilmente pelo arquiteto, de acordo com as exigências do cliente, é fundamental que o projetista conheça os materiais que serão utilizados na obra, pois fazem a diferença na execução do projeto. O LSF diferente do que muitas pessoas pensam é uma construção modular e não pré-montado, isto permite versatilidade em executar vários modelos arquitetônicos, como exemplo estruturas em balanço. O cálculo de estrutura baseia-se em distribuição de cargas, seguindo prescrições das normas Brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (255.2 Kb)   docx (569.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com