TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises de Investimentos

Tese: Análises de Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Análises de Investimentos

Sumário

Introdução pág. 03

Etapa 1 – Tipos de investimento pág. 04

Etapa 2 – Fluxo de caixa pág. 04

Etapa 3 – Payback, VPL, TIR pág. 10

Etapa 4 – A inflação e seu efeito na análise de investimentos pág. 12

Conclusão pág. 14

Bibliografia pág. 15

Introdução

A análise de investimentos permite que se racionalize a utilização dos recursos de capital. De acordo com as contingências ligadas aos investimentos, a avaliação envolverá desde critérios puramente monetários até critérios de mensuração mais complexa, como vantagens estratégicas. Também permite a análise de problemas mais complexos, que envolvem situações de risco ou incerteza e mesmo decisões que abordam aspectos qualitativos como a coerência estratégica do investimento.

Etapa 1

Os tipos de investimentos.: eles podem ser de diversos tipos, mas geralmente se dividem em três grande categorias básicas, que são elas: investimentos públicos : em geral esse não tem por objetivos gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.

Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.Eles tem por objetivo tanto gerar bem estar para a sociedade quanto ao retorno monetário.

Métodos determinístico de análise de investimentos.

A primeira questão que surge ao se analisar um investimento é quanto ao próprio objetivo da análise. Qual é o objetivo que a empresa pretende investir. Por isso é interessante que a empresa adote uma filosofia dualista: contabilidade de custo separada da contabilidade financeira.

Três são os métodos básicos da análise de investimentos que se ajustam aos conceitos descritos.

1- Métodos do valor anual uniforme equivalente.

Consiste em achar a série uniforme anual (A) equivalente ao fluxo de caixa dos investimentos à taxa de mínima atratividade (TMA), ou seja acha-se a série uniforme equivalente a todos os custos e receitas para cada projeto utilizando-se a TMA.

2- Métodos do valor presente líquido.

Este método é tão simples quanto o VAUE. A única diferença reside em que, em vez de se distribuir o investimento inicial durante sua vida (custo de recuperação do capital), deve-se agora calcular o valor presente dos demais fluxo de caixa para somá-los ao investimentos inicial de cada alternativa.A taxa utilizada para descontar o fluxo é a TMA.

3- Métodos da taxa interna de retorno.

O método da taxa interna de retorno requer o cálculo da taxa que zera o valor presente dos fluxos de caixa das alternativas. Os investimentos com TIR maior que a TMA são considerados rentáveis e são considerados rentáveis e são passíveis de análise.

Iremos investir no ramo de pizzaria, pois a nossa cidade tem bastante jovens, é uma cidade acadêmica e assim teremos mais opções para este tipo de clientela.

Etapa 2

Os fluxos de caixa relevante são aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, apesar de poderem ter quaisquer valores, os empreendimentos em geral acabam por apresentar, um formato padrão. E são compostos por três partes.

• Investimentos inicial ou nos períodos iniciais: é o investimento no período zero, isso quer dizer no presente quando começa.

• Retornos de caixa do investimento: Após alguns períodos, o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa.

• Valores residuais: esses fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimentos, seja ela por venda de algum ativo,ou por alguma vantagem tributária adquirida.

Iremos investir no ramo de pizzaria, cujo nome será PIMENTA MALAGUETA. Escolhemos investir neste ramo, pois na nossa cidade temos pouca opções desse tipo de degustação, apesar de termos bastante faculdades em nossa região, mas a opções pra este tipo de clientela é bem restrita.

Equipamentos para montar uma pizzaria

Os custos fixos necessários para a implantação da estrutura física da pizzaria, com um investimento em maquinas e equipamentos no valor de R$50.000,00 (Cinquenta mil reais), conforme quadro abaixo:

Máquinas e equipamentos Quantidade Valor unitário Valor total

Forno a lenha 1 3.200,00 3.200,00

Microondas 2 450,00 900,00

Freezer 2 1.649,00 3.298,00

Geladeira 2 1.424,00 2.848,00

Fogão 1 2.500,00 2.500,00

Prateleiras 3 500,00 1.500,00

Fatiador de Frios 2 169,00 338,00

Liquidificador 2 102,00 204,00

Amassadeira elétrica 1 1.799,90 1.799,90

Ralador de queijos 2 149,00 298,00

Balança 1 499,00 499,00

Telefone 1 150,00 150,00

Total 17.534,90

Móveis e utensílios Quantidade Valor unitário Valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com