TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicando os 5Rs na Escola

Artigo: Aplicando os 5Rs na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 4

http://eebesambial.blogspot.com.br/2011/11/importancia-dos-5-rs-na-preservacao-do_16.html

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar como podemos estabelecer ações de reciclagem.

• Desenvolver ações de redução no consumo de materiais como o papel.

• Promover o cuidado com o ambiente e quando necessário, ações de reparo.

• Compreender a importância de reutilizar os produtos e com isso diminuir sua retirada da natureza.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a importância dos "5Rs" e recusar atitudes que prejudiquem o ambiente.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: O trabalho deverá começar com uma roda de conversa. Leve para a sala de aula imagens que ilustram o 5 Rs. Levante o conhecimento inicial da turma. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar.

Para ter outras idéias veja a aula "Meio Ambiente: compreendendo os cuidados com o lixo para melhorar a qualidade de vida" no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27448

Você pode aproveitar algumas sugestões de atividades interessantes e incrementar sua aula inclusive o vídeo “Salve o Planeta: uma campanha inteligente para crianças de 3 a 103 anos” encontrado no endereço http://www.videosurf.com/video/salve-o-planeta-uma-campanha-inteligente-para-crian-as-de-3-a-103-anos-107379635.

Para que eles entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio, para observar também a quantidade de lixo jogado nas ruas .Todas as observações devem ser registradas em escritos e/ou desenhos. Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais.

2º momento: Crie com as crianças um mural de conscientização sobre os 5Rs.

REDUZIR o lixo que produzimos.

RE-USAR OU REUTILIZAR materiais para outra finalidade.

RECICLAR transformar o velho em novo.

REPARAR optar por produtos reciclados.

REPENSAR as reais necessidades de consumo.

3º momento: Faça uma comparação entre a situação das ruas e a do pátio. É comum a sujeira após o lanche. Sair, então, pelos corredores limpos antes do recreio apenas para observar. Na hora do intervalo, todos lancham e aí vem a segunda parte. Pedir que as crianças notem como o espaço ficou sujo. Então, dividir a turma em grupos e organizar uma competição. Distribua luvas, máscaras, sacos plásticos e pedir que façam a coleta.

4º momento: Leve o lixo recolhido para a sala de aula. Nesse momento, trabalhe a seleção de materiais. Entre a sujeira, provavelmente haverá papel, plástico e alumínio. Sugira para que as crianças façam uma poesia coletiva e a ilustrem.

5º momento: Pesquise com as crianças se existe e como é feita a coleta do lixo da cidade de vocês. Os resultados encontrados na pesquisa podem ser transformados em um texto coletivo que pode ser ilustrado pelas crianças e afixado na sala para futuras consultas.

6º momento: OFICINAS ECOLÓGICAS DE REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM, trabalhe com materiais como garrafas pets, caixas de leite, caixas de ovos e papel em geral. Reaproveitar o material reciclado transformando-o em um objeto ou brinquedo. Por exemplo: as caixas de ovos podem servir como recipiente para tintas em momentos de pintura, as garrafas pets podem ser transformadas em potes para guardar materiais como lápis, canetinhas dentre outros.

OUTRAS SUGESTÕES:

• Confecção de cartazes ilustrativos de produtos e embalagens que possam ser reciclados.

• Explorar as figuras geométricas observando as embalagens.

• Reciclagem de papel para confecção de um porta-retrato, por exemplo. ( reutilizar).

Recursos Complementares

Livro: O Saci e a Reciclagem do Lixo.

Autor: Samuel Murgel Branco. Editora Moderna.

Sinopse: Tendo como personagem principal o Saci-Pererê, este livro fala sobre os benefícios da reciclagem do lixo. Além de proporcionar economia, ela evita o acúmulo de detritos na cidade e no campo, impedindo a poluição do solo, do ar e dos rios e a transmissão de doenças por insetos e ratos.

Avaliação

A avaliação das atividades será feita durante todo o processo, através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção dos 5Rs Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reparar e Repensar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam que toda matéria prima pode ser reaproveitada e que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos.

Aplicando os 5Rs na Escola

-Primeiramente o que são os 5Rs?

Os 5Rs são os cinco verbos dos quais não devemos nunca deixar de tê-los em mente, pois eles nos dão o princípio da preservação ambiental. Todos nós precisamos ter noções de como cuidar bem do meio ambiente, por isso é recomendável a aplicabilidade dos 5Rs a parti da escola, pois só assim o aluno já começa a desenvolver ações que visam focar tanto na conscientização da sociedade quanto na prevenção das ações estúpidas do homem para com a natureza.

Bem, começaremos pelo primeiro R: RECICLAR. A reciclagem é uma temática muito importante que é comumente debatida em diversos tipos de mídia. Presenciamos a absurda quantidade de lixo despejada nas ruas, poluindo os rios; contaminando os solos com resíduos tóxicos; trazendo doenças devido a putrefação da matéria orgânica em decomposição, entre outras consequências que o despejo inadequado do lixo traz para nós e para o meio ambiente. Portanto, a reciclagem é um método de colocar o nosso lixo em local adequado, reaproveitando-o para formar novamente o mesmo produto com a sua determinada matéria-prima. Para que haja a reciclagem é preciso a iniciativa das pessoas em colocar o respectivo lixo no recipiente adequado para o mesmo.

O segundo R: REUTILIZAR. Devemos reutilizar os materias que usamos no nosso dia-a-dia, pois as pessoas geralmente costumam usar alguns materiais uma só vez, em vez de reutilizar, ou seja, usá-lo novamente. Temos como exemplo a doação de brinquedos usados,

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »