TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Sociais

Por:   •  1/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.284 Palavras (14 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 14

  UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 A contradição em processo. Levando em conta os pressupostos de marx.        5

2.2 A Origem das desigualdades segundo J.J Rousseau        6

2.3 Psicologia social: A dimensão subjetiva da desigualdade social        7

2.4 Alternativas socias para a promoção da cidadania        9

3 CONCLUSÃO        10

 REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema a desigualdade social no Brasil. Cujo objetivo  motivador são problemas da sociedade brasileira e a insistente concentração de uma certa quantidade de riquezas que se aglomera nas mãos de poucas pessoas, com o objetivo de acumulação de lucro. Expondo em visões distintas como por exemplo as de Marx, a de Rousseau.

Para tanto, foi necessário pesquisar teorias desses autores sobre desigualdade social levando em conta os pressupostos de Marx; a contradição em processo. A origem da desigualdade segundo J.J. Rousseau. Psicologia social: e a dimensão  subjetiva da desigualdade social. E alternativas sociais para promoção da cidadania.

Segundo Marx os operários vendem sua força de trabalho, considerada como mercadoria, possibilitando ao capitalista acumulação de capital, aumentando as diferenças entre as classes sociais. Rousseau defende que a desigualdade entre os homens é divida em dois tipos: a física ou natural, que é estabelecida por fatores como força física, idade, condições de saúde e até mesmo a qualidade moral e política, uma espécie de senso comum entre a sociedade. E quando opiniões  variam  de acordo com o julgamento de cada pessoa, se caracteriza: subjetividade.  A subjetividade é a síntese única que cada indivíduo constrói através das suas experiências vividas social e culturalmente. A Psicologia estuda a subjetividade do homem, sendo essa a sua principal contribuição para o entendimento do ser humano. Vivemos em diversos grupos (familiares, de vizinho, de amigos, de trabalho, da faculdade) nos quais interagimos e crescemos, cada um com um pensamento diferente, e os mais diversos grupos sociais influenciam na vida do indivíduo.

Por fim expomos algumas alternativas sociais para a promoção da cidadania como por exemplo a diminuição da elevada desigualdade quanto a distribuição da renda no país dando a possibilidade de um dia os governos vir a erradicar a miséria no Brasil.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A CONTRADIÇÃO EM PROCESSO. LEVANDO EM CONTA OS PRESSUPOSTOS DE MARX.

A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade ocorre principalmente em países não desenvolvidos. No brasil a desigualdade social é um convite para países do primeiro mundo, pois é um dos países mais desiguais.

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade de modo geral. Desigualdade econômica dado pela distribuição desigual de renda.

O estado usa a sua influência para maior desigualdade social, quando mantem uma massa da elite com salários altos e pensões, o que contribui com a concentração de renda, com isso o próprio estado que massacra a classe desfavorecida garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.

Marx foi o primeiro intelectual a falar sobre a desigualdade entre as classes, criando uma doutrina moderna. Marx buscava compreender as problemáticas da desigualdade sociais, que ocorre na medida que o capitalismo cresce, aumentando o espaço entre pobres e ricos, Marx acreditava que a miséria é utilizada como um instrumento pelas classes dominantes.

Marx e Engels com o propósito de averiguar a sociedade de sua época de forma histórica e cientifica aprofundaram seus estudos criticando a forma existente de compreensão do contexto social vigorante. Apresentando um novo modo de ver e compreender a sociedade.

No sistema capitalista, as relações sociais se estabelecem primordialmente em ferramentas para o enriquecimento pessoal, passando por cima dos reais interesses do ser humano. Além disso na sociedade burguesa tem a exploração do trabalho, notadamente na forma de sociabilidade capitalista, impondo ao trabalhador a condição de ser mera mercadoria, isso vem dos burgueses, ou seja a alienação do trabalhador frente ao capital que nos dias atuais, intensifica-se continuamente, colocando as necessidades de produção do capital em primeiro lugar, e a do ser humano pouco importa. Eles reconheceram a realidade de forma diferente apontando “a transformação da consciência vem a ser o mesmo que interpretar diferentemente o existente, isto é, reconhecê-lo mediante outra interpretação’’ ( MARX, ENGELS, 1986, P.26)

Segundo o próprio Marx a sociedade é um conjunto de atividades dos homens, ou ações humanas, e essas ações e que tornam a sociedade possível. Essas ações ajudam a organização social, e mostra que o homem se relaciona uns com os outros. Assim Marx conceitua as desigualdades sociais como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico, e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades.

  1. A ORIGEM DAS DESIGUALDADES SEGUNDO J.J ROUSSEAU

A desigualdade social é um conceito que ao longo do tempo vêm marcando historicamente nosso país tanto em aspectos sociais quanto econômico. Ao debruçarmos neste fenômeno no que concerne a desigualdade social fica notório que são inúmeros os problemas e que um legue de fatores contribuem para tal situação a qual reflete negativamente na sociedade. Segundo J.J. Rousseau o estado de natureza é que o homem possuía uma vida boa, mas devido o processo da evolução é que foi tendo uma nova característica e se configurou de maneira negativa. Uma vez que essa evolução  e o progresso conseqüentemente propiciou o surgimento da desigualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (247.7 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com