TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As empresas encontram

Seminário: As empresas encontram. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  4.549 Palavras (19 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 19

As empresas encontram-se inseridas em um ambiente altamente competitivo, marcado principalmente por um cenário em constante adptação, exigindo das mesmas uma nova postura na busca constante de produtividade.

A diversificação dos produtos e com os avanços tecnologicos fizeram com que as empresas mudassem as suas estratégias procurando novos focos. visando um aperfeiçoamento de informaçoes mais precisas, rápidas e utéis de modo a satisfazer melhor a essas novas necessidades.

Nesse sentido, Para atingir o objetivo estabelecido pela empresa devemos utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, pois necessitam definirem as suas metas e objetvos a fim de alcançar novos mercados e consumidores. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE o principal fator que leva as empresas a encerrarem as suas atividades prematuramente é a falta de planejamento. Ou seja, se o empresário não planeja, dificilmente saberá quais são os recursos que ele dispõe, assim a função de organização ficará prejudicada, pois como organizar recursos que são desconhecidos? O planejamento além de indicar a direção a seguir servirá como parâmetro para a gestão, o planejamento diz respeito ao objetivo pretendido, porém será importante monitorar o desempenho da empresa e comparar com o planejamento.

Uma vez que eu já sei quais são os recursos que irei precisar para atingir o objetivo do meu negócio o próximo passo será organizar esses recursos, trabalhando com os recursos disponíveis de forma a criar ma sinergia entre eles. Pois bem não adianta ter dinheiro – recurso financeiro, pessoas – recursos humanos e máquinas e instalações – recursos físicos, esses recursos isolados não irão produzir os resultados esperados.

Se não existe planejamento, provavelmente não existira controle, pois é muito provável para quem não planeja não saiba nem ao menos quais os dados / informações que precisará controlar e como utilizar as informações para gerenciar o seu negócio.

O controle pode exercer diferente papeis como o controle coercitivo ou como agente de regulação.

Considerando o cenário econômico as tendências e o entendimento dessas variáveis (o Produto Nacional Bruto (PNB), Produto Interno Bruto (PIB), taxas de inflação, taxas de juros, taxas de emprego e tributos são exemplos de variáveis econômicas presentes no dia-a-dia).

São críticas para o sucesso de uma organização, porém todas variam com o tempo, o que torna complicado o seu acompanhamento e suas previsões.

Mudanças estruturais na economia são grandes alterações, permanentes ou temporárias, nas relações entre diferentes setores da economia e variáveis econômicas. Exemplo: passagem de uma economia industrial para uma de serviços, aumento dos custos e de energia com relação ao custo de matérias-primas. Já as mudanças cíclicas são oscilações regulares ou não no nível geral da atividade econômica. Como exemplo pode ser citada a elevação ou queda das taxas de emprego, juros e inflação.

A importância das organizações em acompanhar essas mudanças deve-se ao fato de apresentarem grandes riscos e oportunidades para seus investimentos. A administração deve assegurar que a informação recebida com o exame dessas variáveis seja resumida e analisada para determinar quais riscos e oportunidades serão enfrentados e quais oportunidades a empresa deve escolher.

A empresas de médio e pequeno porte, vem desempenhado um papel importante na economia, pois está minimizando o problema do desemprego, e também como modelo flexível de ação empresarial, favorecendo a economia do país. Essas empresas são origens de grandes empresas, de novas possibilidades aos empresários de realizar seus sonhos, de abrir seu próprio negócio. Toda empresa está sujeita a correr riscos, atualmente à competitividade está voltada não só externamente mais também ameaças internas que influenciam na qualidade e na obtenção dos resultados através das atividades desenvolvidas. Com a implantação do controle contábil a empresa estará prevenindo e minimizando a possibilidade de erros e fraudes. As empresas de pequeno porte possuem fragilidade em termos de organização de atividades e gestão, geralmente os responsáveis são os empresários e os proprietários, que muitas vezes não possuem treinamento e conhecimento suficiente para saber controlar, organizar e supervisionar as atividades desenvolvidas. Sendo assim, essas empresas precisam atender alguns critérios para se enquadrarem como Pequeno porte, além de possuírem características próprias, porém devem buscar o crescimento de forma continua e equilibrada.

A responsabilidade social interna está voltada para os funcionários e dependentes da organização e tem como objetivo motivar os colaboradores para que tenham um bom desempenho, tornar o local de trabalho agradável e investir no bem-estar dos seus empregados. “com isso, a empresa ganha a sua dedicação, empenho e lealdade”.

Contudo a gestão da responsabilidade social de uma empresa também pode ser externa e, esta corresponde ao desenvolvimento de práticas sociais que tenham a comunidade como foco as ações, neste caso acontece por meio de doações de produtos e materiais, transferência de recursos sob a forma de parcerias, prestação de serviços voluntários pelos funcionários, ofertas de emprego, patrocínio e investimento em projetos sociais e programas de preservação ao meio ambiente. A responsabilidade social externa acontece “através de ações sociais voltadas principalmente para as áreas de educação,saúde, assistência social e ecologia. Visa um maior retorno social, de imagem, publicitário e para os acionistas.”

Por sua vez, a responsabilidade social Cidadã pode ser vista como uma prestação de contas da empresa para com a sociedade, uma vez que os recursos que a organização consome fazem parte do “patrimônio da humanidade”, ao utilizá-los,

a empresa contrai uma dívida para com a sociedade.

Observa-se que atualmente, as empresas sejam elas de grande ou médio porte dependem cada vez mais de informações adequadas e que permitam a tomada de decisão eficaz. No entanto, nas empresas, é comum a falta de integração entre as áreas, o que dificulta sobremaneira a gestão empresarial. Para isso, torna-se importante a implementação das funções administrativas (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) onde cada uma dessas etapas é atendida pelas informações oriundas dos Sistemas de Informação Gerencial e Contábil, sendo necessário que estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com