TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutorios A Ciencias Contabeis

Monografias: Aspectos Introdutorios A Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIA..............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma das mais antigas ciências estudadas pelo ser humano. Os primeiros sinais de contabilidade foram observados no início da civilização com as fichas de barro onde eram utilizadas para contagem do que possuíam, produziam. A Contabilidade é reconhecida como a principal ferramenta para transformação de fatos do dia a dia das empresas, em informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das entidades.

2 DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade é a ciência que visa fornecer informações para tomada de decisões, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, com informações precisas e claras da situação econômica da empresa. Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades.

O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades que é composto pelos bens, direitos e obrigações,e tem como objetivo fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas.

A escrituração contábil representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas, realizadas no Livro Razão e no Livro Diário. A escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, datas e origens de cada receita e despesa geradas, essas informações são necessárias para poder administrar o seu negócio.

Em relação a importância da contabilidade para a empresa e para o gestor. A contabilidade na economia atual é uma ferramenta indispensável para a gestão empresarial pois ela tem o objetivo de planejar, executar e controlar. O papel da contabilidade é fornecer as informações necessárias para que as decisões tomadas sejam as melhores para o desenvolvimento da empresa.

Umas das informações necessárias para o bom andamento de uma empresa é o balanço patrimonial, o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a uma entidade. O balanço patrimonial é uma demonstração contábil estática que evidencia qualitativamente e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade. A demonstração do resultado do exercício (DRE) uma demonstração contábil dinâmica que evidencia o resumo das receitas e despesas da entidade.

A missão e visão de uma empresa são objetos necessários para a organização e dinâmica de uma empresa. Missão de uma empresa é a sua função social, são os benefícios trará aos seus clientes, é o trabalho contínuo e sério buscando o desenvolvimento e continuidade de uma empresa. Já a visão é o caminho que a empresa quer traçar, o que pretende ser, aonde pretende chegar, é a personalidade de uma empresa.

Ao retratar o processo Administrativo parte do planejamento da melhor maneira de se chegar ao objetivo dos resultados desejados. Um bom planejamento resulta sem superação de eventuais problemas. Temos o processo administrativo que é composto de: planejamento, organização, direção e controle.

Planejamento - através de planejamento a entidade irá estabelecer metas e realizar previsões futuras, que envolve três níveis, estratégico, tático e operacional. Estratégico: para tomadas de decisões de acordo com objetivo da entidade com visão em longo prazo. Tático: transforma as estratégias em planos mais específicos. Operacional: serão definidos os procedimentos específicos para níveis mais inferiores da organização, com prazo mais curto.

Organização - consiste em procurar a melhor forma para executar o que foi planejado.

Direção - é usar das habilidades técnicas, conceituais e humanas para conseguir o resultado esperado.

Controlar - é saber se o que foi planejado e organizado está dando o resultado esperado, sendo assim, através do controle poderá ser identificado se o processo precisará de melhorias ou não.

Também temos que tratar a organização da empresa que significa a ordenação dos recursos, das funções para facilitar o trabalho num todo.

Ambientes das organizações encontraram ambiente-tarefa e macro ambiente. Ambiente-tarefa é o mais próximo e imediato de cada organização, é constituído por: fornecedores, clientes ou usuários, concorrentes. Macro ambiente é conjunto de varáveis contextuais não controladas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com