TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterros Sanitarios

Casos: Aterros Sanitarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 7

Poluição em aterros sanitários

Novembro de 2013

Aterro Sanitário

Espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são depositados resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. De acordo com a legislação, considera-se aterro sanitário uma instalação que tem como objetivo a deposição de resíduos acima ou abaixo da superfície topográfica do solo.

Constituição:

Por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado, ou reinserido no aterro, causando assim menos poluição.

Como funciona um Aterro Sanitário?

Os aterros sanitários são instalações criadas para haver uma deposição segura dos resíduos produzidos pelos habitantes das cidades e dos meios rurais. Estes aterros são construídos com critérios ambientais específicos, com vista a protegerem o ambiente (ar, água, terra) da poluição que estes produzem.

Existe também uma estação de triagem, ou seja há um maior aproveitamento dos materiais para reciclagem, assim como reduz as quantidades de lixo depositado no próprio aterro. Para além disso, estes fomentam o emprego, combatendo um flagelo da nossa sociedade atual. Por último, este tipo de equipamento, depois de encerrado, poderá ser recuperado paisagística mente.

Os aterros implicam não só a utilização de meios mecânicos, mas também um conjunto de regras essenciais para a sua correta exploração.

A construção de um aterro sanitário exige alguns cuidados:

O aterro deve ser pouco permeável, isto é, deixar passar pouca água e lentamente;

O aterro deve ser distante de qualquer lugar habitado;

E não deve haver lençol subterrâneo de água nas proximidades do aterro.

Manutenção do aterro

A implantação e a manutenção de um aterro sanitário têm um alto custo econômico.

Compreende a compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitorização do sistema de tratamento de efluentes, monitorização topográfica e das águas, manutenção dos acessos e das instalações de apoio.

O lixo é compactado com um trator, formando uma célula, que será recoberta posteriormente com argila.

No final destes procedimentos, o lixo fica protegido da erosão pela parte do vento e da ação de moscas, ratos, baratas e demais organismos que podemos encontrar numa lixeira.

Incineração

Reduz bastante o volume de resíduos e destrói organismos que causam doenças. É um processo caro, pois, para evitar a poluição do ar, é necessária a instalação de filtros e de equipamentos especiais para filtrar a fumaça resultante da incineração, que também é poluente.

O lixo deve ser queimado em aparelhos e usinas especiais. Após a queima, o material que resta pode ser encaminhado para aterros sanitários.

Compostagem

É a transformação dos restos orgânicos do lixo em um composto, nesse caso, em adubo. Esse adubo é resultado da ação de seres decompositores (bactérias e fungos) sobre as substâncias orgânicas do lixo.

Vantagens dos aterros

Permite uma deposição correta dos resíduos sólidos urbanos;

Grande capacidade de recepção de resíduos;

Redução de riscos de poluição ambiental;

Evitam a transmissão de doenças, não contaminando as águas e protegendo também o solo e o ar;

Diminuição dos riscos de incêndios;

Fomenta o emprego e protege a qualidade de vida das gerações futuras.

Desvantagens dos aterros

Necessita um enquadramento paisagístico adequado;

Tem de haver um controlo rigoroso dos resíduos ali depositados;

As normas cada vez mais restritivas e exigentes, mais a oposição crescente das populações onde tais instalações são construídas, levam a que sejam procuradas outras soluções para o tratamento do lixo;

Acarretam custos muito elevados na sua construção.

É necessário a disponibilidade de grandes áreas para a sua implantação.

Poluição urbana

Está normalmente associado a descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo, bem como nas águas, o não controlo da deposição de resíduos tóxicos nas lixeiras e aterros sanitários, que ao longo sua decomposição vão deixando líquidos que são prejudiciais ao solo bem como aos aquíferos, pois estes líquidos infiltram-se no solo até chegar aos aquíferos, deixando deste modo os aquíferos poluídos.

Poluição industrial

Esta atividade lança todos os dias grandes quantidades de resíduos para o solo, levando deste forma a que os lixiviados produzidos, e não recolhidos para um tratamento, contaminem mais facilmente os solos e posteriormente a água. Estes resíduos, não só resíduos industriais, bem como os resíduos urbanos, por vezes têm como o destino as lixeiras provocando, uma acumulação de bolsas de metano, produzido pela degradação anaeróbia de fracções orgânicas, criando riscos para explosões, isto é, sendo um metano um gás tóxico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com