TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Integradas

Por:   •  3/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ANGÉLICA APARECIDA SAMMUS MOREIRA, RU-938307

REJANE TADEU LIMA AMARAL, RU-924067

PORTFÓLIO DA UTA-GESTÃO EDUCACIONAL- MÓDULO C

FASE II

BELO HORIZONTE,

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ANGÉLICA APARECIDA SAMMUS MOREIRA, RU-938307

REJANE TADEU LIMA AMARAL, RU-924067

PORTFÓLIO DA UTA-GESTÃO EDUCACIONAL- MÓDULO C

FASE II

[pic 1]

                                                 BELO HORIZONTE,

2016

Conceito de Educação Integral

  1. O que é Educação Integral?

É a educação que deve atender todas as dimensões do desenvolvimento humano e se dá como processo ao longo de toda uma vida. Fundamentalmente a Educação Integral reconhece oportunidades educativas que vão além dos conteúdos compartimentados do currículo tradicional e compreende a vida como um grande percurso de aprendizado e reconhece a própria como uma grande, permanente e fluída escola.

  1. Qual a diferença entre Educação Integral e Escola de Tempo Integral?

 

           A Escola de Tempo Integral tem uma grande contribuição para que                               todas as necessidades da dimensão do ser humano sejam supridas, quando sujeito de conhecimento, de cultura de valores, ética, identidade[a]

  1. O que são práticas integradoras?

As pra[b]ticas integradoras são assim denominadas porque mobilizam a integração entre sujeitos, saberes e instituições [c]Elas podem ocorrer em diversos níveis e envolvendo uma diversidade de elementos, de forma a propiciar a existência de uma rede de relações de saberes

 “Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica”

  1. Quais são os quatro pilares da educação para o século XXI e o que cada um deles propõe?

Aprender a conhecer: essa aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”, desenvolvendo nos alunos o raciocínio logico, capacidade de compreensão[d]. Motivá-los a desenvolver suas vontades de aprender a querer saber mais e melhor.

• Aprender a fazer: aprender a fazer envolve uma serie de técnicas a serem trabalhadas. Saber fazer ou dominar competências não se separa de aprender a conhecer, mas confere ao aluno uma formação técnica-profissional em que aplicará na pratica[e] seus conhecimentos teóricos.

• Aprender a conviver: esse domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam nos desafios da vida.

• Aprender a ser: esta aprendizagem depende das outras três, e dessa forma a educação deve propor como uma de suas finalidades essenciais ao desenvolvimento do individuo[f], espirito[g] e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.

  1. Em que esses pilares contribuem para uma Educação Integral e Integradora de saberes?

Na visão dos quatro pilares da educação, do conhecimento pode-se prever grandes consequências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio logico[h], fazer sínteses e elaborações teóricas. Ser independente e autônomo, enfim ser socialmente competente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com