TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento

Seminário: Atividade de Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Seminário  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Dimensão Ambiental: Produzir e Consumir de forma consciente para que assim os ecossistemas possa se restaurar.

Dimensão Econômica: Quando falamos em dimensão econômica, não há como não associar realmente, a uma palavra muito usada ultimamente: SUSTENTABILIDADE. Como termos saúde econômica, seja no plano, ou nível que for, se ela não for sustentável? E ser sustentável, é ser capaz de recuperar e reproduzir apesar dos fatores contrários e adversos.

Não podemos pensar em saúde econômica, sustentável, se esta não estiver aliada às preocupações sociais, éticas e ambientais.

Dimensão Social: Uma nação, por exemplo, que não leva em consideração os problemas sociais, as desigualdades, às dificuldades das comunidades de baixa renda, está consequentemente, gerando problemas ambientais e éticos. Porque é óbvio, que a pobreza gera agressões ambientais e atitudes não éticas. E se hoje vivemos uma crise ambiental, foi exatamente porque faltou atenção suficiente e indispensável às questões sociais e éticas, e vice versa.

Dimensão do Poder: Deixando de ser um caráter político a sustentabilidade fica somente como um mero debate entre organizações e voluntários. É obvio que com isso o “poder” fica isento da responsabilidade na mudança de consciência num contexto geral da sustentabilidade.

Dimensão Cultural: Não há mudança de consciência sem adquirir novos valores, com isso inclui uma reforma intelectual e moral.

A questão é: Ter mais ou ter melhor? Felicidade seria consumir ou usufruir?

O celular que foi comprado hoje, daqui á seis meses estará fora de moda, induzindo ao consumo desmedido, a roupa da moda, o carro da moda, esses valores inversos motivando a sociedade a ser consumistas.

Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

São elas: Dimensão Econômica, Dimensão Ambiental e Dimensão Social.

De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Seriam elas:

Resposta Tecnológica: O homem extrapolando os limites dos recursos naturais.

Resposta da Mudança Radical: Causando um retrocesso na população tão condicionada ao consumismo.

Resposta Catastrófica: Viver numa corrida contra o tempo, correndo o risco de não obter sucesso e ocasionando o fim da humanidade.

Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com