TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Processo Administrativo

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Processo Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  3.387 Palavras (14 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 14

Uni - ANHANGUERA – UNIDERP

INSTITUTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ALAN COSTA DE ANDRADE RA – 393708

JOSÉ CARLOS RIBEIRO BARROS RA – 393939

MADSON SOUSA DE SÁ RA – 398987

FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS BARROS RA – 393787

JOSÉ IZAQUIEL DE AGUIAR SILVA FERREIRA RA - 395910

ERISMAR ANDRADE DOS SANTOS RA - 393813

TUTOR A DISTANCIA: PROFª MSC MÔNICA SATOLANI

GRAJAU-MA/ DATA: 16/06/2013 – PUBLICAÇÃO

GRAJAÚ-MA, junho de 2012

ALAN COSTA DE ANDRADE RA – 393708

JOSÉ CARLOS RIBEIRO BARROS RA – 393939

MADSON SOUSA DE SÁ RA – 398987

FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS BARROS RA – 393787

JOSÉ IZAQUIEL DE AGUIAR SILVA FERREIRA RA - 395910

ERISMAR ANDRADE DOS SANTOS RA -

GRAJAÚ-MA, junho de 2013

Introdução

Nesta unidade você vai conhecer as Funções Administrativas: Planejamento, Organização, Comando, Controle e Coordenação. Nesse trabalho temos como objetivo principal, levar ao leitor a um cenário da Administração que contém elementos e enfoques de diferentes pontos de vista analisados de acordo com os textos, frases e artigos de autores que foram citados nesse estudo acadêmico. Serão colocados os conceitos sobre a matéria Processos Administrativos e o papel do Administrador, assim como suas implicações éticas dando importância ao fato de que Administrar não é somente sentar numa mesa dentro de um quarto fechado e analisar papéis planilhas com dados complexos para se chegar a um determinado objetivo. A Administração está no centro das atenções, todos os setores de atuação tem que utilizar seus conceitos para conseguirem cumprir seus objetivos, cada função desse profissional será abordada teoricamente e na prática para levar ao leitor um entendimento maior sobre essa interessante matéria, fazendo com que ele entenda que Administração não é só teoria chata, se analisarmos bem a situação chegaremos a conclusão que a Administração foi e continua sendo a grande responsável pelo crescimento tecnológico e científico responsável pelo grande desenvolvimento que o homem adquiriu com o passar do tempo. Através de um projeto acadêmico colocaremos todas as funções do Administrador em prática para entendermos o peso de ter uma decisão nas mãos e saber que teremos responsabilidades em decorrência dessas decisões. De uma forma macro esse trabalho terá como base a idéia que a Administração como ciência é a principal ferramenta que faz com que algo dê certo.

Planejamento

Para construir uma casa, plantar uma árvore, produzir um prato, preparar uma aula, enfim, no cotidiano da vida pessoal ou organizacional, a elaboração e execução de planos é fato comum e possibilita a otimização dos recursos produtivos.

Afinal, o que significa o Planejamento?

Para Drucker (2006), “[...] um plano é uma direção.”

É possível caminhar sem ter uma direção? Exceto se você for um errante e não tiver um destino.

As empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da maneira possível. E da primeira vez e sem erro. O planejamento representa a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. No fundo, o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos de detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.

O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvidas.

Questões básicas do Planejamento:

• O que fazer?

• Para que fazer?

• Como fazer?

• Com que recursos fazer?

• Quando fazer?

• Com quem fazer?

As empresas existem para atender aos clientes e o desafio diário do gestor é entender o que é valor para o cliente (DRUCKER, 2006).

Planejamento Estratégico

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. Ao rastrearem as ameaças ambientais e oportunidades disponíveis para a empresa e ao desenvolverem estratégias para enfrentar esses elementos ambientais, os dirigentes no nível institucional precisam de um horizonte de tempo projetado no longo prazo, de uma abordagem global que envolva a empresa como um todo integrado de recursos, capacidades e potencialidade e, sobretudo, precisam utilizar decisões cada vez mais baseadas em julgamento, em vez de decisões baseadas em dados.

O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais:

1. É projetado a longo prazo: pelo menos termos de seus efeitos e consequências. Quase sempre o seu limiar cobre algo em com 2 a 5 anos pela frente.

2. Está voltado pra as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Por se defronta com a incerteza, o planejamento estratégico baseia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com