TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fundamentos das Políticas Sociais

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA UNIDERP

PÓLO BOA VIAGEM – CE

SERVIÇO SOCIAL

“Fundamentos das Políticas no Serviço Social”

Cirlene do Nascimento Lemos RA: 8349783238

Fábia Paiva Anfrízio RA: 437346

Gardel Carneiro Pinto RA: 439111

Marília Ferreira de Morais RA: 8172749681

Tutor (a) à Distância: Profa. Maria Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutor (a) Presencial: Rozivalda Ferreira de Almeida

20 de Setembro de 2014

BOA VIAGEM – CE

Introdução

Nosso objetivo é expor através deste trabalho, a maneira teórica e crítica, a criação do Serviço Social e sua técnica acoplada às Políticas Sociais.

As Políticas Sociais são ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa. São as políticas que garantem à população o exercício de direito de cidadania: educação, saúde, assistência social, trabalho, justiça, previdência social, saneamento, agricultura, habitação social e meio ambiente.

Nós profissionais da área de Serviço Social carecemos conhecer a fundo nossos deveres e direitos, para atuarmos de forma justa e digna em favor das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. É preciso estar atualizados sobre as questões sociais, políticas públicas, programas sociais, etc., pois muitas vezes o que a pessoa em situação de risco necessita é de alguém que lhe mostre o caminho além dos obstáculos.

Definições de Política no Contexto do Serviço Social

Na roda de estudos a equipe chegou à conclusão que: para um profissional de Serviço Social, política significa ação coletiva, que tem por função concretizar direitos sociais demandados pela sociedade e previstos em leis. O direito declarado e garantido nas leis só tem aplicabilidade por meio de políticas públicas correspondente, as quais se operacionalizam mediante programas, projetos e serviços. Para que o profissional de Serviço Social desenvolva suas atividades de trabalho é preciso que haja uma política pública social por trás, para que assim o assistente social possa fazer enfrentamentos diante a realidade posta; deverá fazer interface, trabalhar articuladamente com as demais políticas, como a da saúde, do emprego, da educação e habitação, pois assim realiza a proteção social de forma organizada e comprometida com os direitos dos cidadãos, portanto, para um profissional de Serviço Social na sua atuação diária é importante que considere assistência social uma política pública, para que os usuários tenham acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios propostos que essa política possa oferecer. O profissional deve também possibilitar diversos meios para que os seus usuários tenham seus interesses e necessidades atendidas e que faça uso desse direito, sem ser cerceado, coagido ou que sofra qualquer constrangimento por demandar esse direito.

O desenvolvimento da política de assistência social vem pedindo cada vez mais a inserção de assistentes sociais comprometidos/as com a consolidação do Estado democrático dos direitos, a universalização da seguridade social e das políticas públicas e o fortalecimento dos espaços de controle social democrático. Isso requer o fortalecimento de uma intervenção profissional crítica, autônoma, ética e politicamente comprometida com a classe trabalhadora e com as organizações populares de defesa de direitos.

Desse modo, à Assistência Social não se pode atribuir a tarefa de realizar exclusivamente a proteção social. Esta compete, articuladamente, às políticas de emprego, saúde, previdência, habitação, transporte e assistência, nos termos do artigo 60 da Constituição Federal.

Análise e Comparativos Entre o Filme “Gandhi” e o Brasil Atual

De acordo com o que expõe o filme “Gandhi” retrata a história de uma das figuras mais emblemáticas dos tempos modernos, onde podemos ver uma triste realidade de preconceito, em que pessoas inteligentes e bem sucedidas financeiramente são tratadas como inferior devido sua origem, ou sua cor. Gandhi é levado para esta realidade no momento em que é atirado para fora do trem após ter comprado um bilhete de primeira classe em um trem na África do Sul. A partir deste momento Gandhi se sente na obrigação de lutar pela liberdade daquele povo. Percebe-se com clareza que o desejo dele é uma sociedade igualitária, onde lutava não só pela independência do poder máximo que era a Inglaterra, mas também para que o povo fosse tratado com dignidade, sem diferença alguma.

observa-se que sua primeira atitude é de registrar um artigo e raciocinar em praça pública pedindo que o povo queimassem seus passes, para que lutassem para deambular como todos sem precisar de um documento. Gandhi ganha simpatia não só dos que acreditam que tudo deve mudar como também começa a receber apoio de alguns que almejam poder, devido grande influência que ele tem sobre o povo. O mesmo funda uma comunidade exemplo, onde todos possuem os mesmos direitos e os mesmos deveres, e a apresenta como modelo para os jornais, assim ele demonstra ao mundo o que acredita ser justo.

Gandhi se torna uma das maiores figuras em representação da igualdade social. Com uma inteligência superior, sabia impor-se sem agredir, mostrar suas ideias de forma pacífica e honesta. Porém de alguma forma Gandhi foi bucólico em acreditar que todos a sua volta eram iguais a ele, e teve esta triste constatação assim que seu País se tornou independente, pois o povo Hindu, e Muçulmano que andava de mãos dadas repetindo as frases de Gandhi, se tornaram homens ambiciosos que não tinham intenção nenhuma de viver o modelo de comunidade uma vez apresentada por Gandhi, mas sim de receber poder. Gandhi já muito idoso andando com panos enrolados no corpo o qual o mesmo produzia, pois era sua forma de falar não para a importação de roupas, resolveu fazer uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com