TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps fundamentos das politicas sociais

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 14

                                                    [pic 1]

                                                  Pólo de Apoio de Juazeiro do Norte – CE

                                                              Serviço Social

                                                Fundamentos das politicas Sociais

      Maria Roneide Alves de Souza                          RA 442811

                          Maria Simonne Barros Mariano Nascimento     RA 443948

      Rebeca Filgueira Da Silva Oliveira                    RA 441824

      Talicia Santana Soares                                        RA 442165

    “O Serviço Social e as Politicas Publicas”

                             

                                                  Edilene Xavier Rocha Garcia

                                              Juazeiro Do Norte-CE, 20/09/2014.

                                                            RESUMO

 

 Este artigo busca responder as indagações iniciais sobre a politica de assistência social e sua criação como serviço social e sua prática junto à politicas sociais. O grupo pretende apresentar de modo sucinto, um quadro de analise do processo de afirmação da assistência social, a partir do disposto da constituição federal de CF./ 88 e na lei Orgânica da assistência social 1993/ LOAS/ 93 busca compreender os elementos centrais que contribuíam para que a assistência social alcançasse o estado de politicas sociais, de direito do cidadão e dever do estado e os movimentos de mudanças, tensões e propostas decorrentes.

PALAVRAS CHAVES: Politicas sociais; Questão social; Direito sociais; Assistência social.

           

 

                                                        ABSTRACT

 This article seeks to answer the initial questions about the social assistance policy and     its creation as social services and practice along to social police. The group plans to present succinctly, a framework for analyzing the process of affirmation of social Assistance as a social policy, from the provisions of the federal constitution of 1988- CF/ and social Assistance law 1993 – LOAS/93. Seeks to understand the key elements that contributed to the welfare reached the status of social  policy, the citizen’s right and duty of the state and shifting movements, tensions and proposals arising.

 KEY WORDS: Social Policy, Social question, Social Rights, Social Worker

                                                     INTRODUÇAO

            O presente artigo tem como objetivo de estudo levantar uma pesquisa sobre as principais definições da palavra politica, para a busca de um entendimento em torno da sua relação com a sociedade, bem como fazer uma reflexão diante da atuação do assistente social.

             Hoje ainda a sociedade politica é vista sobre os diversos conceitos ligados á corrupção, desonestidade, mentiras e algo relacionado a expressões negativas, mas a verdade e que a politica é atribuída do próprio ser humano, pois o homem é politico por natureza diante das relações com os outros em sociedade.

             O filme Gandhi retrata uma politica promovida por interesses capitalistas marcados por conflitos sociais, econômicos e políticos, onde Gandhi, um líder idealista e revolucionário, lutou pela independência do seu país em defesa da igualdade de direitos, pregando uma filosofia pela não violência por uma convivência pacifica entre a sociedade.

              Nesse estudo também iremos tratar da constituição federal de 1988, com base no art. 6° que trata dos direitos sociais do cidadão, para estabelecer um panorama critico sobre as politicas sociais existentes em nosso país e uma discussão perante o acesso e a garantia desses direitos sociais no Brasil como conquista da cidadania.

        VISAO TEORICA SOBRE O SERVIÇO SOCIAL EM SUA PRATICA JUNTO Á POLITICAS SOCIAIS E O SIGNIFICADO DA PALAVRA POLITICA.      

            Politica é a arte de governar, é o uso de poder para defender seus direitos de cidadania. É a liberdade de se expressar e de ter uma opinião.

            Mas para o assistente social a politica refere-se há varias formas de intervenção e regulamentação do estado sobre as questões sociais de todo cidadão dentro da sociedade, por isso esta ligado ao serviço social. A ideia da politica é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem, ela é fundamental na vida das pessoas, pois é através da politica que constrói a vida das pessoas.

            Para o assistente social, politica é a forma de representar o povo na luta por um bom funcionamento das instituições mantidas pelo estado, buscando garantir os direitos dos indivíduos dentro de suas necessidades como: educação, saúde, moradia, trabalho e lazer, proteção à maternidade e a assistência aos desamparados. Nos espaços do serviço social procura-se organizar os indivíduos na sociedade para uma relação harmônica, de maneira a controlar seus conflitos sociais em uma dinâmica que promova a socialização dos indivíduos e de todo o grupo social com essa realidade o contexto da politica na sociedade mediante as relações das pessoas no seu meio social. Assim podemos dizer que a politica é uma palavra que procura atingir os objetivos desejados pela população na sociedade, estabelece uma aproximação com o estado de forma a fundamentar a formação de uma cidadania mais justa e digna de se viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com