TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFICIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA-BPC

Por:   •  27/6/2016  •  Monografia  •  14.021 Palavras (57 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 57

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

VIÇOSA-MG

       2015

“Dedico este trabalho ao meu filho Matheus

Victor Sousa Costa de onze anos, que apesar

de todas as dificuldades que a vida lhe impôs

 foi capaz de vencê-las, obrigada por existir

em minha vida.”

        

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por me conceder a graça de poder cursar uma faculdade, principalmente por ser a que sempre quis fazer. Agradeço as pessoas que contribuíram com gestos que fizeram a diferença nessa longa caminhada.

Como não falar de você minha mãe guerreira que me ensinou a lutar pelos meus objetivos sem desistir diante das dificuldades, sempre me apoiou e me incentivou em tudo, sem a senhora nada seria possível, deixo aqui minha eterna gratidão.

Não posso deixar de agradecer é meu esposo Luis Paulo Vitoriano, além de todo incentivo, muitas vezes manteve as despesas da casa sozinho, a você também meu eterno agradecimento e a certeza que juntos venceremos sempre.

Agradeço aos meus filhos Matheus Victor e Kyara Victoria pela compreensão dos momentos que estive ausente, por acreditarem em mim, pois todo meu esforço também foi para proporcionar a vocês uma vida melhor, tenham certeza disso.

Aos vários profissionais, tutores e professores que contribuíram para meu aprendizado, deixo aqui registrado meus sinceros agradecimentos, dentre eles meu tutor e Assistente Social Mauro Rodrigues Ramos por nos apoiar e sempre se mostrar preocupado com nosso aprendizado, a você meus agradecimentos e sincera gratidão; Assistente Social Anna Regina Lizardo Bartolomeu a você meu agradecimento pelos dois anos de estágio na Unidade do Hemominas em Ponte Nova- MG, uma ótima profissional sempre disposta a ensinar tudo que sabe uma excelente Assistente Social com quem aprendi muito. Agora você, Assistente Social Maria das Graças Lima, agradeço também por todo apoio e pelo estágio dos três semestres, aprendi muito com você e sua história de vida, você me mostrou que nada está distante quando nos propomos a alcançar, que tudo podemos se acreditamos, levo comigo todo aprendizado obrigada por tudo, nas palestras que acompanhei você do Programa Minha Casa Minha Vida, foi uma satisfação muito grande poder ver o protagonismo dos beneficiários que traçaram ali uma nova etapa de suas vidas.

Aos colegas de classe agradeço pelos momentos que passamos juntos e pelas experiências trocadas, momentos de descontração, mas às vezes tensão também, Shirley, Marcos e Sétimo pela companhia no trajeto Ponte Nova/Viçosa.

DEFICIÊNCIAS

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

Mario Quintana

30/07/1906 -05/05/1994

VITORIANO, Rizza Maria de Sousa. Benefício de Prestação Continuada e Suas Especificidades- BPC. 2015. 60 p. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. Viçosa- MG.

RESUMO

        

O presente trabalho de conclusão de curso foi idealizado com o propósito para que as pessoas tenham acesso às informações sobre o Benefício de Prestação Continuada- BPC da Assistência Social, direito previsto na Constituição Federal de 1988 (artigo 203, V), e na Lei 8.742/93, Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, assim como o acesso aos demais benefícios ofertados pela Assistência Social e a Seguridade Social. A motivação para este trabalho foi a experiência pessoal vivida com meu filho Matheus Victor que hoje tem onze anos de idade portador de “Pé torto Congênito” CID-K 66, doença que causa má formação nos pés, ocasionando dificuldade de locomoção. Apesar do Benefício de Prestação Continuada- BPC, ser constitucionalmente garantido e reconhecido como direito social, ainda é restrito e insuficiente para reduzir as desigualdades, levando em conta que os critérios para sua obtenção são muitos rigorosos, embora definidos em lei, acabam inviabilizam o propósito do benefício assistencial: a promoção da dignidade das pessoas as quais se destina. Com as dificuldades encontradas foi constato que o sistema ainda apresenta muitas falhas, a falta de informação impossibilita que quem realmente precisa e deveria ser beneficiado não tenha acesso às informações para adquiri-lo. Para isso é necessário percorrer a trajetória da Assistência Social no Brasil até os dias atuais. Pois, é fundamental garantir que os usuários tenham acesso às informações para que possam adquiri-lo nos principais locais de acesso como hospitais, rede de Atenção Básica, escolas, dentre outros locais que será especificado no decorrer do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (98.3 Kb)   pdf (820.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com