TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

• BioInfo-Web: Uma Aplicação Para Integração De Ferramentas De Ioinformática Via Web

Pesquisas Acadêmicas: • BioInfo-Web: Uma Aplicação Para Integração De Ferramentas De Ioinformática Via Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Com a evolução da ciência da computação, o computador vem sendo utilizado como recursos no desenvolvimento de todas as áreas do conhecimento humano. Dentre uma das grandes aplicações do computador está a sua utilização para resolver problemas nas ciências da vida; principalmente, aquelas envolvem a manipulação de grandes bancos de dados de genomas, seqüências protéicas.

Para este fim são desenvolvidos uma variedade de softwares. Estes são construídos através de técnicas avançadas de programação, que possibilitam a modelagem, avaliação, alinhamento das moléculas entre outros.

Esses sistemas permitem ao usuário um maior entendimento, e dessa forma tornar seus experimentos e pesquisas mais eficientes. No entanto muitos usuário apresentam certa dificuldade no que se refere a usabilidade destes programas.

A dificuldade em usar esses software é um problema que surge desde a instalação dos mesmos, visto que estes são desenvolvidos geralmente para funcionarem no Linux, até a manipulação dos arquivos de entrada que são específicos para cada programa de acordo com suas funcionalidades. Diante do exposto, este trabalho visa otimizar a interação do usuário com estas ferramentas. (CAMPOS, 2006)

Existem inúmeros programas de biologia molecular, dessa forma há a necessidade de integração destas aplicações para um melhor uso das mesmas. Este trabalho propõe a utilização de um framework para melhor utilização destas ferramentas. Trata-se de uma abordagem de integração que responde integralmente aos requisitos de flexibilidade e extensibilidade deste domínio de aplicação. Neste trabalho também é proposto um padrão de arquivo de entrada.

(MATTOS, Amanda et al. 2008)

Atualmente, essa ferramenta é fundamental para os usuários, que se vêem às voltas com massas de dados dispersas, com informações não relacionadas diretamente, e que contam com um enorme conjunto de aplicações que exigem dados em formatos específicos e não padronizados.

(SEIBEL, 200,p.2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com