TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS QUE ATUAM NA EXPERIÊNCIA DA BOLHA DE SABÃO

Dissertações: CIÊNCIAS QUE ATUAM NA EXPERIÊNCIA DA BOLHA DE SABÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  186 Visualizações

ESCOLA ESTADUAL PEDRO II - ENSINO MÉDIO

IZABELA CRISTINI ZOCRATTO

1º ANO

CIÊNCIAS QUE ATUAM NA EXPERIÊNCIA DA BOLHA DE SABÃO

BELO HORIZONTE

2013

Qual outra ciência atua nesta experiência?

A bolha de sabão gigante.

A beleza das bolhas de sabão tem sido descrita através dos tempos, cientistas se concentravam em dois campos de estudos relacionados às bolhas de sabão.

O primeiro se tratava dos fenômenos físicos, químicos e biológicos que estudavam as características das bolhas, enquanto o segundo grupo utilizavam as bolhas em problemas matemáticos que requeriam a minimização das superfícies.

O material utilizado nos primeiros trabalhos era a película de sabão, que acabou sendo útil para a construção da teoria matemática sobre essas superfícies.

No século XIX, o físico belga Joseph Plateau mostrou que as soluções de tais problemas matemáticos poderia ser produzida experimentalmente utilizando-se uma montagem de uma figura de arames e água com sabão que, quando a figura era imersa no líquido, formava-se um filme de sabão que corresponde à superfície mínima.

O trabalho acabou dando origem a uma série de pesquisas que resultaram na descoberta de novas superfícies, teoremas e novos problemas matemáticos.

Para cada superfície mínima existem equações que geram o objeto em três dimensões. Para as três primeiras figuras descobertas no século 18, as equações eram relativamente simples e facilmente relacionáveis com o objeto em 3D. Mas as equações da superfície Costa já apresentam muitas complicações para a visualização da figura em três dimensões.

http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT656726-2680,00.html

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com