TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSE C NO BRASIL

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 A contribuição da psicologia social, da sociologia,da filosofia e da área de fundamentos de serviço social para a compreensão deste momento econômico e social da classe C        

3  CONCLUSÃO..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9



                                           INTRODUÇÃO

O estudo deste tema e de extrema importância para a compreensão deste momento econômico e social da classe C, que tem refletido nas demais classes da sociedade.

È importante compreendermos o ser humano no seu contexto social, esse crescimento muitas vezes é influenciado pelo grupo em que esta relacionada.

Tudo que é vivenciado pelo ser humano, em suas atividades: seja explorando o ambiente, conversando com os amigos, trabalhando, enfim, tudo é transformado em ideais, imagens que passam a Habitar seu mundo inteiro.

Como o indivíduo se comporta, frente às ideologias estabelecidas pela sociedade, vivemos em uma sociedade alienada ou o crescimento da classe C, demonstra que a população esta mudando de atitude, buscando conhecimentos e assim se tornando uma sociedade crítica.

                         A contribuição da psicologia social, da sociologia, da filosofia e da área de fundamentos de serviço social para a compreensão deste momento econômico e social da classe C

O crescimento da classe c esta visível na nossa sociedade, devido à melhoria de créditos, busca pelo conhecimento e planos do governo que visam diminuir a pobreza.

Com quase 42% dos consumidores brasileiros incluídos na classe C, as empresas de consumo voltaram suas estratégias para esta classe, que é considerada mais exigente, que define sua compra pela qualidade do produto e não mais como antigamente, quando seus produtos eram escolhidos baseados no preço.

Esta tendência de aumento da classe C pode ser positiva com o  crescimento da massa salarial e contratações nas industrias, mas também pode ser negativa com o aumento da inflação, que cresce alem das expectativas.

O poder do aumento da classe c está refletindo na classe D e, eles também estão consumindo produtos, que antes não consumiam e que muitas vezes são vendidos pela classe c.

Na compreensão deste momento econômico e social da classe C, a psicologia social contribui nos proporcionando, uma reflexão sobre a formação do psiquismo humano, atrelada aos grupos aos quais fazem parte.

É importante compreendermos o ser humano no seu contexto social, como embasamento para a compreensão do crescimento da classe C que muitas vezes é influenciado pelo grupo. O individuo ao ver melhorias de vida das pessoas do grupo, busca desenvolver ações tais como estudar, trabalhar e se desenvolver para acompanhar o crescimento do grupo, mais se ele convive em um grupo onde a pessoas vivem em constante alienação, sem perspectivas melhores, a tendência do indivíduo também é de acompanhar o seu grupo por forte influencia do grupo, ou por medo de sofrer algum tipo de preconceito e assim a sua formação psicológica pode ficar comprometida quando o indivíduo não demonstra sua vontade própria, por medo de ser discriminado pela sociedade, pelo seu grupo que tem suas leis e ideologias impostas.

Para a psicologia social, a formação do mundo inteiro é baseada no processo de internalização do que é vivenciado, em suas atividades; seja explorando o ambiente, conversando com os amigos, trabalhando enfim, tudo é transformado em ideais, imagens que passam a habitar seu mundo inteiro. O individuo constrói seu mundo inteiro à medida que atua e transforma seu mundo externo, ele é capaz de aprender com passado e planejar o futuro, de organizar sua história a cada dia.

O individuo muitas vezes prefere viver em alienação, sem questionar o que é imposto pela sociedade, há três tipos de alienação a social, econômica e intelectual.

A ideologia é um conjunto de idéias e valores pensamentos que possuem certa lógica e orienta o sujeito para determinadas ações responsáveis. O processo ideológico presente na nossa sociedade se reproduz através da família.

Devemos ter ânsia por uma sociedade diferente, onde a população seja participativa na política, contribuindo para uma sociedade melhor, não devemos aceitar que tudo venha pronto como; as leis, os direitos e deveres que a sociedade impõe e sim analisar, questionar e buscar uma sociedade melhor.

A sociologia é a ciência da sociedade e procura estudar e detecta as origens das causas patológicas geradoras das expressões sociais, que interferem no desenvolvimento da humanidade.

Uma população passiva significa um estado corrupto, livre para aplicar sua ideologia.

A sociologia é uma ciência que destrói a inversão que a ideologia produz, desmascarando a ideologia da classe dominante, o que explica porque a sociologia foi e continua sendo perseguida, a classe dominante não quer que a população adquira conhecimentos e que lute pelos seus próprios ideais, para a classe dominante é imprevisível que a população viva em plena alienação.

A sociologia contribui para ascensão da classe c fazendo com que o individuo compreenda a sociedade, fornecendo elementos teóricos, que permitam uma analise mais profunda da realidade social em que vive, formando sua própria ideologia.

A filosofia contribui ascensão da classe c, ao despertar nosso próprio ser a pensar de um modo diferente, um pensamento livre e não um pensamento formatado, definido por algum sistema, somos capazes de pensar por nos mesmos. Somos naturalmente filósofos.

Pensar é buscar respostas, é querer conhecer, entender, descobrir, explicar. ’’o homem que pensa produz conhecimento e comunicação, aprende também a filosofia, ou seja, a ordenar seu pensamento em função de iluminar as trevas da razão ‘’(LOVO e RODRIGUES, 2000, p.4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com