TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPLEXO DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL

Projeto de pesquisa: COMPLEXO DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

MAX VINHOS S/A

COMPLEXO AGROINDUSTRIAL DE PRODUÇÃO DE VINHO

INTRODUÇÃO

O projeto dessa organização refere- se ao planejamento, organização, execução, controle, supervisão e verificação de todas as atividades voltadas ao mercado de produção vitivinícola e seu conhecimento nacional e internacional. A atividade em referencia é recente no Brasil quando comparada aos tradicionais países produtores da Europa, especialmente na nossa atuação que são os vinhos finos. Hoje, o Rio Grande do Sul é o principal produtor de uvas para processamento, representado cerca de 90% do total de uvas processadas nos pais.

Nosso objetivo é demonstrar de forma clara e objetiva a atuação empreendedora dentro da área definida. Trabalhar os aspectos e associar todas as definições ao mercado abordado para dessa forma avançar-mos em nosso plano de negócio. Estabelecer as relações de ligação entre o planejamento e a realidade financeira dos investidores que a compõem, além de toda criação e desenvolvimento visando os resultados de médio a longo prazo.

A Empresa

A Max Vinhos Empreendimentos, empresa fundada em de 22 janeiro de 2000, na cidade de Petrolina/PE, voltada ao segmento de produção e comercio atacadista de vinhos finos produto de excelente padrão em acordo com a legislação vigente, distribuído em todo rede nacional, com foco principal na região nordeste.

Sendo constituída por uma diretoria executiva, dividida em vários departamentos, entre eles: Marketing; produção; compras; finanças; vendas; controle e recursos humanos.

Missão

Ser o melhor fornecedor de vinhos finos de qualidade diferenciada, oferecendo os melhores produtos, serviços e atendimento aos seus clientes e colaboradores.

Buscar sempre o avanço nos negócios através de boas práticas em uma gestão participativa.

Visão

Um futuro promissor onde em meio à evolução, nosso negócio alcançará novos projetos e unidades de atuação, atendendo da melhor forma aos clientes, colaboradores e fornecedores.

Valores

Nossos valores são voltados para as pessoas que fazem parte da nossa equipe, pois sem elas nada seria possível. Também aos clientes que são nosso maior patrimônio, aqueles que dão Sustentação ao nosso negocio e direção a nossa empresa. Aos fornecedores, pela forte aliança e confiança.

Nosso diferencial

Profundo conhecimento próprio e de mercado para a cada batalha não apenas lutarmos, mas sempre vencermos.

O mercado

O Brasil é, atualmente, o 16º produtor mundial de vinho e o 5º maior consumidor do planeta. No sul e sudeste, a produção é semelhante às clássicas regiões vitivinícolas européias, com uma colheita por ano (no verão) e um período de repouso dos vinhedos (no inverno). No nordeste, na semi-árida região do Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco, surgiu uma novidade, as colheitas sucessivas durante o ano. Em Santa Catarina, ainda há os vinhos de altitude, com temperaturas extremamente baixas, e a possibilidade de colher uvas no gelo.

Esta diversidade é única no mundo. Em um só País, vários sabores, aromas e diferentes peculiaridades podem ser encontradas, dependendo da região onde o vinho é elaborado. As diferentes características de clima, solo, tipos de uvas, sistemas de produção, vinificação e envelhecimento possibilitam a produção de vinhos com identidades variadas – com a marca da diversidade brasileira.

Hoje, a produção de vinho está esparramada por mais de 10 estados e regiões do Brasil. A produção comercial, no entanto, é concentrado em alguns pontos específicos, situados nas regiões sul e nordeste, onde o vinho ganha importância social e econômica.

Produção brasileira

Produção de Uvas no Brasil, em toneladas

Estado\Ano 2002 2003 2004

Pernambuco 99.978 104.506 151.699

Bahia 83.333 87.435 85.910

Minas Gerais 16.184 13.455 13.060

São Paulo 231.775 224.468 193.300

Paraná 99.118 94.250 96.660

Santa Catarina 41.093 41.709 44.612

Rio Grande do Sul 570.181 489.012 696.557

Brasil 1.143.664 1.054.934 1281802

Fonte: IBGE

Há uma tendência mundial de redução de consumo de vinhos em termos quantitativos e um aumento pelo consumo de vinhos de melhor qualidade. Por ser o Brasil um país vitícola não tradicional, as mudanças de hábito geralmente são mais acentuadas quer pela falta de tradição de consumo quer pelo grande número de marcas novas lançadas ao mercado.

Os vinhos de mesa representam o maior volume de vinhos nacionais comercializados no país. São produzidos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O maior volume é produzido no Rio

Grande do Sul (mais de 90%). Deste volume, cerca de 35% é vendido a granel para o Estado de São Paulo, onde o produto é engarrafado e vendido com marcas próprias, o que dificulta o controle de qualidade.

O consumo interno também apresentou significativas mudanças nos últimos 20 anos. O vinho vem ocupando cada vez mais espaço nos carrinhos de supermercados do consumidor de classe média, Em 2005 esses consumidores representavam apenas 15% (Vieira, 2007.) Essa tendência vem se acentuando segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin): em 2002 os brasileiros consumiram 49 milhões de litros, passando para 70 milhões de litros em 2006. Nesse mesmo período o consumo de espumantes dobrou, chegando a 12 milhões de litros.

Mas não foi só a indústria brasileira quem ganhou com esse crescimento do mercado interno de vinhos finos. Quem realmente abocanhou essa fatia de mercado foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com