TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Trabalho acadêmico: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.1 PLANEJAMENTO 4

2.1.1 ORGANIZAÇÃO 4

2.1.1.1 DIREÇÃO 4

2.1.1.1.1 CONTROLE..................................................................................................5

2.2 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU..........................................................................5

2.3 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO.............................................5

3 CONCEITO DO PATRIMÔNIO.................................................................................6

3.1 TRÊS AUTORES QUE DESENVOLVEU...............................................................6

4 FONTES (ORINGENS) DE RECURSOS..................................................................7

4.1 CAPITALSOCIAL.................................................................................................. 7

4.2 CAPITAL DE TERCEIROS....................................................................................7

5 ANÁLISE DE MERCADO..........................................................................................8

6 DEMANDA, OFERTA E EQUÍLIBRIO DE MERCADO..............................................9

7 ESTRUTURA DE MERCADO.................................................................................10

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL.................................................................................11

9 CONCLUSÂO..........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje podemos encontrar importantes contribuições ad-ministrativas no contexto empresarial. As funções de cada gestor, suas teorias e mé-todos tem um impacto fundamental no resultado da empresa. Desta forma, aborda-remos mecanismos de auxílio para soluções de problemas e compreensão do cená-rio econômico atual, a fim de que as empresas se posicionem corretamente frente as dificuldades do dia-a-dia.

1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O controle das funções administrativas se identifica em quatro fun-ções, sendo planejamento, organização, direção e controle.

As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de gerencia das organizações, que tem como objetivo conseguira cooperação perma-nente das pessoas em várias áreas específicas para alcançar os objetivos da orga-nização.

Diferenciada das funções técnicas, que conforme as particularidades de cada empresa. As funções administrativas se aplicam sem exceção a todo tipo de organização

1.1 PLANEJAMENTO

Essa função e totalmente voltada para o futuro, colocam-se as ativi-dades como elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamen-tação e definição procedimentos. E envolve três níveis; estratégico, tático e opera-cional. Essa função é considerada a principal dentro do processo administrativo.

1.1.1 ORGANIZAÇÃO

Dentro desta função está às atividades de definição da estrutura pa-ra desempenhar as diversas finalidades a responsabilidade a serem atribuídas a ca-da uma dessas unidades, as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

1.1.1.1 DIREÇÃO

Essa função agrega atividades como à tomada de decisões, a co-municação com seus subordinados, superiores, a obtenção, motivação e desenvol-vimento de pessoal.

1.1.1.1.1 CONTROLE

Nenhuma organização pode operar com improviso nem por acaso, ela precisa ser controlada. Isso requer um considerável controle em suas várias ope-rações e atividades. Esse controle constitui a última das funções administrativas. Controlar significa garantir o planejamento bem realiado e os objetivos estabelecidos sejam alcançados.

1.2 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU

Foi Henri Fayol o primero autor a conceituar sobre as funções ad-ministrativas. Seus conceitos gerencias, testados ao longo do tempo, foram estructu-rados em teoría gerencial de carácter abran gente. Saliente também a necesidades de que o pensamento gerencial passasse a ser objeto do sistema de ensino.

Na época a necesidade era realizar a diferenciação entre funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração fosse considera-da como profissão.

Seus conceitos sobre essas funções básicas da administração se mantém até os dias de hoje, com uma contribuição muito para ao desempenho das organizações.

1.3 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Nos tempos de hoje ainda se faz importante à análise dessas fun-ções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administra-tivas dentro da empresa. Sua atuação terá impacto fundamental no resultado das empresas.

O ambiente muitas vezes relevado a segundo plano, foi tomando importância ao longo dos anos; podemos encontrar contribuições importantes até hoje em diferentes empresas. A importância dada por ele à função gerencial pode contribuir para a administração.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Na contabilidade o patrimônio de uma empresa são os bens, diretos e obrigações que a empresa possui. O termo se aplica com o mesmo sentido, para as pessoas físicas.

O patrimônio como objeto científico da contabilidade foi proposto pe-los seguidores das correntes cientificas do patrimonialismo e do neopatrimonialismo.

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com