TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO E A SUAS CONFLUÊNCIAS COM O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  7/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL Iii

][pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL Iii

][pic 9][pic 10]

[pic 11]

CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICIPIO E A SUAS CONFLUÊNCIAS COM O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL.

Itapetinga – BA

                                                             2016

Itapetinga – BA

                                                             2016

Itapetinga – BA

                                                             2016

Itapetinga – BA

                                                             2016

[pic 12]

Itapetinga – BA

                                                             20


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ____________________________________________________0 3

DESENVOLVIMENTO_______________________________________________ 04

CONCLUSÃO______________________________________________________09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________10



INTRODUÇÃO

Itapetinga uma cidade hospitaleira com belas praças um Parque Poliesportivo entre outras características e benfeitorias conta com o  desenvolvimento econômico, populacional, cultural crescente também as demandas na área de políticas públicas na área da Assistência Social ,  o Município tem equipamentos sociais voltados para população afim de atender as demandas da população através dos SUAS – Sistema Único de Assistência Social que divide – se em Proteção Social Básica e  Proteção Social Especializada.

Temos programa de Habitação -  Minha Casa Minha Vida do Governo Federal  que o município tem abraçado essa necessidade da população com uma entrega  de 2.798 casas para pessoas de baixa renda familiar.

O projeto ético político está vinculado diretamente a profissão do Assistente social que delimitam e priorizam seus objetivos e funções; formulam os requisitos (teóricos, institucionais e práticos) para o seu exercício; prescrevem normas para o comportamento dos profissionais; estabelecem as balizas da sua relação com os usuários dos serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais, privadas e públicas; são construídos por um sujeito coletivo – a categoria profissional; e através da sua organização (que envolve os profissionais em atividades, as instituições formadoras, os pesquisadores, os docentes e estudantes da área, seus organismos corporativo e sindicais) que a categoria elabora o seu projeto profissional (NETTO,1999).

O presente trabalho tem como objetivo suscitar os benefícios atuais no município, tais como os benefícios prestados a sociedade, além do projeto ético-político que está vinculada, objetivando alcançar o indivíduo singular e coletivamente.

DESENVOLVIMENTO

A região onde hoje se situa o município de Itapetinga começou a ser conhecida a partir de 1912 quando Bernardino Francisco de Souza e alguns parentes e trabalhadores, tentando encontrar a estrada pedestre entre Vitória da Conquista e Ilhéus, fixaram-se às margens do Rio Catolé dedicando-se a atividades agrícolas.

Em 1916 chegou à região Augusto Andrade de Carvalho e adquiriu uma propriedade rural, visando dedicar-se à agricultura e à pecuária. Augusto Andrade de Carvalho demarcou em suas terras uma área de 10 hectares para nela ser erguida uma vila, um pequeno povoado. Nasceu então, no ano de 1924, o povoado de Itatinga, posteriormente Itapetinga.

No campo educacional Itapetinga se destaca com um dos mais promissores campi avançados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A promissora Cidade de Itapetinga fica localizada no sudoeste baiano, distante 100 km de Vitória da Conquista, 142 de Itabuna e 596 da capital baiana. Itapetinga hoje está na 26º posição mais populoso da Bahia, agora com 76. 881 moradores, conforme a estimativa do IBGE, 97% da população mora na área urbana.

  • Possui o Parque Poliesportivo da Lagoa um espaço de lazer e várias práticas esportivas  muito conhecido por sua beleza.
  • Possui Parque da  Zoomatinha também opção de lazer, nos últimos meses  encontra-se fechado para reformas.
  • Além de possuir belas praças, sendo a principal a Dairy Valley, possui Estádio de futebol, museu com peças de artes e objetos, animais e curiosidades diversas.
  • Temos algumas empresas de grande porte como: Calçados Azaleia, JBS, Café Campeão, Coopardo, Frigorifico Sudoeste e Vale Dourado.

Temos no Município a lei orgânica que regulamenta a assistência social:

CAPÍTULO VI

DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Art.108º

O Município, com a colaboração do Conselho de Assistência Social de Itapetinga, direcionará suas ações tendo como objetivos (emenda nº 007/93)

I  - a proteção à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

II – ajuda aos desvalidos, ás famílias desprovidas de recursos e aos adolescentes de risco. (emenda nº 007/96)

III – o combate à mendicância e ao desemprego, mediante, integração ao mercado de trabalho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (349.7 Kb)   docx (150.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com