TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Dissertações: CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 - DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos, cada vez mais,pequenas e médias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que há um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante das dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

Abrir uma micro ou pequena empresa no mercado é sonho de muitos empreendedores. Todos os meses,é possível encontrar novas empresas no mercado, mesmo sabendo que a carga tributária que incide sobre os seus lucros é alta. Porém, da mesma forma que vemos muitas delas abrirem, vemos também muitas fecharem com menos de um ano no mercado. Por isso iremos ver sobre a importância do planejamento dentro de uma empresa e seus complementos para o sucesso da mesma.

.

2 - DESENVOLVIMENTO

Ao analisarmos os textos apresentados, observa-se que para o início de um negócio nos dias atuais, o empresário pode ter recursos próprios ou financiar. As recomendações de alguns estudiosos do assunto dizem que o ideal é que o empreendedor tenha pelo menos uma parte do capital, pois começar um negócio sem dívidas é bem melhor. Pensando nas exigências e competitividade do mercado toda empresa deve investir na qualidade e novidade de seus produtos. Numa época de mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana dentro de uma organização.

O mundo de hoje engloba uma sociedade de entidades, onde toda a atividade ligada à produção de bens e serviços envolve o planejamento, organização, direção e controle das organizações par que as mesmas tenham bases para atingir seus objetivos. No mercado competitivo atual as organizações devem estar atentas para toda e qualquer ferramenta que possibilite a busca pela otimização do funcionamento do seu processo produtivo.

A empresa se utiliza de planejamentos e estratégias para obter vantagem sobre as demais e tentar se manter no mundo competitivamente, uma ferramenta fundamental que se encontra na composição da estratégia empresarial esta o orçamento empresarial. A empresa busca reduzir o máximo de seus gastos e otimizar o seu lucro para obter um maior crescimento e assim ganhar mais espaço no mercado aumentando seu marketshare, porém para se manter um controle de seus gastos e de seus investimentos para uma melhora em sua alavancagem, é preciso um bom planejamento e um orçamento bem estruturado que possa ser administrado durante o período. Para isso é preciso analisar o histórico da empresa e pensar visando o futuro para que possam ser tomadas decisões corretas no presente resultando em um bom trabalho e alcançar o que foi planejado. Deve-se levar em consideração que no decorrer do ano possa haver oscilações e mudanças no mercado como possíveis crises, queda ou aumento do dólar, inflação, medidas governamentais dentre outras variáveis que possam afetar o planejamento da estratégia da empresa. A estratégia deve seguir os objetivos que a empresa almeja alcançar e para obter o resultado esperado ou superior é fundamental ter vantagem competitiva sobre os concorrentes e a maneira de se obter uma vantagem e tendo uma descrição do que fortalece e enfraquece a empresa as oportunidades e ameaças que o mercado oferece que fará com que a empresa foque corretamente seu target. O que fará com que seus objetivos ao final do período sejam obtidos com sucesso. A formulação da estratégia para as organizações pela visão de Mintzberg (1973), retrata a três modos: modo empreendedor, modo adaptável e modo de planejamento. O modo empreendedor constrói sua estratégia sob o domínio das novas oportunidades, deixando os problemas em segundo plano e focando oportunidades tendo o crescimento como objetivo dominante. No modo adaptável é descrita pela caracterização das soluções de problemas existentes como algo proativo pela busca de novas oportunidades. Neste modo o feedback é visto como uma ferramenta importante para construção da estratégia. O último modo o de planejamento tem como papel principal para a construção da estratégia o foco na análise, particularmente na avaliação de custos e benefícios da estratégia. Cada modo possui uma característica para cada tipo de organização, liderança, ambiente dentre outros, o que traz o modo empreendedor uma estratégia autoritária com poder individual. O modo adaptável é voltado para empresas que tem rápidas transformações no ambiente e de complexas faces e o modo de planejamento é para organizações que terão de ser grande o suficiente para fornecer uma analise de custo e muitos objetivos operacionais. (SANTANGELO, 2008). As características que uma empresa precisa ter para constituir uma vantagem competitiva incluem:

a) Foco no cliente e valor para o cliente;

b) Qualidade superior do produto;

c) Distribuição ampla;

d) Alto valor de marca e reputação positiva da empresa;

e) Técnicas de produção com baixo custo;

f) Patentes, direitos autorais e de propriedade industrial;

g) Proteção do governo;

h) Equipe gerencial e de funcionários superior;

Segundo Porter (1989), para se obter uma vantagem competitiva sustentável embora tendo vários pontos fortes e pontos fracos, a empresa pode possuir dois tipos básicos de vantagem competitiva: a de baixo custo ou a de diferenciação. Esses dois tipos combinados com o escopo da estratégia empresarial da organização levam a três tipos de estratégias genéricas: liderança de custos, diferenciação e enfoque. Para a empresa obter uma vantagem competitiva é preciso que ela faça uma escolha sobre o tipo de vantagem competitiva que ela pretende obter.

Liderança em Custos: Este tipo de estratégia talvez seja a mais clara na qual a empresa parte para se tornar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com