TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRAS Volante: A atuação no município de Miranorte

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 10

 CRAS Volante: A atuação no município de Miranorte

      Vanessa Pereira

Resumo:

Palavra Chaves:

Abstract:

Introdução

         As dimensões para o trabalho profissional do Serviço Social na contemporaneidade tendem a ampliar-se devido a fatores como o agudizamento da questão social, entendida aqui a partir da contradição capital e trabalho e cujas expressões e rebatimentos são observados no cotidiano de formas diferenciadas.

O trabalho profissional do CRAS Volante

A importância do Cras volante

As normativas que regem o programa, como ele deve ser efetivado

Como é efetivado em Miranorte, sua importância para o município

Critica aos municípios que não tem e necessitam.

O CRAS Volante é uma equipe adicional, que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento. Composto preferencialmente por um assistente social (a) e psicólogo (a). Tem como objetivo ofertar serviços de proteção social básica, no território de abrangência do CRAS, com a finalidade de atender as famílias que vivem em locais com as seguintes características: grande extensão territorial, isolamento, áreas rurais e lugares de difícil acesso.

        A Equipe Volante surge da necessidade de levar os serviços Socioassistenciais da proteção social básica àquelas comunidades que estão dispersas, isoladas, em locais de difícil acesso, em regiões com baixa densidade demográfica/populacional.

        O Centro de Referencia da Assistência Social - Volante de Miranorte desenvolve Seu trabalho na zona rural do município junto às associações e as comunidades rurais. O município conta com uma equipe volante composta por uma psicóloga, uma assistente social, uma pedagoga e duas estagiarias de serviço social. Possui uma sala equipada com armários, computadores, ar condicionado, mesas, cadeiras e um automóvel para deslocamento ate a zona rural.

A população que reside na zona rural do município necessita de atendimento especifico, pois as manifestações da questão social no meio rural são diferentes das urbanas, possui suas particularidades. A renda dessa população vem basicamente de atividades como plantações e colheitas, também de Benefícios do Programa de Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outros.

Apesar de o trabalho da equipe volante do município também está voltado para as escolas rurais sendo está a única ação voltada ao publico jovem, ainda é pouco substancioso as políticas voltadas a esse público.

Considerando a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprovada pela Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009, que prevê o atendimento às famílias residentes em territórios de baixa densidade demográfica, com espalhamento ou dispersão populacional (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros) pode ser realizado por meio do estabelecimento de equipes volantes ou mediante a implantação de unidades de CRAS itinerantes.

            O CRAS - Volante presta serviços na zona rural no município de Miranorte, como visitas aos assentamentos, levantamento da demandas locais, atendimentos/acompanhamentos domiciliares nos Assentamento, as campanhas que são realizadas na cidade o CRAS - Volante leva para a zona rural, o que é de grande importância, pois deixa toda aquela população informada das atualidades, como também de seus direitos, pois também é prestado o serviço de orientações sobre o BPC, o INSS, aposentadoria rural entre outros. Assentamentos onde há cobertura dos serviços do CRAS - Volante: Custa Ver I e II, Pe. Expedito, Vale do Providência,  Vitória, Xanadu.

O CRAS - Volante tem como objetivo executar a política de assistência social na zona rural no município de Miranorte, nas pequenas comunidades e assentamentos onde se encontra a demanda. Com o caráter de prevenção a ocorrência de vulnerabilidades e riscos sociais.

Estrutura da Equipe do CRAS Volante de Miranorte

Em 2016 o CRAS Volante, através da Equipe Técnica de Referência, desenvolveu palestras e projetos voltados para as demandas da Zona Rural, levou contribuições quanto às informações sobre o plantio e o Programa de Compra Direta, motivando o pequeno produtor a trabalhar a agricultura familiar, para plantar e vender no município, gerando renda da sua propriedade para suprir as diversas necessidades das famílias, contribuiu com informações dos serviços oferecidos pela RURALTINS, incentivando as articulações coletivas e o fortalecimento das Associações Rurais locais.  

 A Psicóloga, a pedagoga e Assistente Social formaram grupos de famílias na zona rural, desenvolveram palestras, momento de reflexão sobre a situação social e econômica das famílias envolvidas, oportunidades de construção coletiva de alternativas aos seus problemas e fortalecimento de seus vínculos familiares e sociais, com atendimentos psicossociais e psicopedagógicos coletivos e individuais.

Apresentação e primeira visita da equipe técnica do CRAS Volante aos moradores do Assentamento Padre Expedito. ( postado em 26-08-2015)

Assistente Social Cida, do CRAS volante de Miranorte em atendimentos domiciliares nesta segunda 14/09/2915 as/os usuárias/os do Assentamento Pe.Expedito.

Mais um dia de atendimentos domiciliares aos moradores do assentamento Pe. Expedito. (postado em 23-09-15)

CREAS, FINALIZANDO campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, parceria Boa com CRAS, SEMAS, CADÚNICO sensibilizando às mulheres das Associações VITÓRIA e PADRE EXPEDITO, Outubro Rosa. 20-10-15

Na Associação Vitória em Miranorte - TO, juntos para divulgar 'Outubro Rosa', 'Enfrentamento ao Trabalho Infantil', divulgar o trabalho do CRAS Volante e Cadastro Único/Bolsa Família, Presença da enfermeira Vânia com a palestra sobre o câncer de mama e de útero.

Em 16 de novembro de 2015, a Equipe do CRAS Volante(Assistente Social Cida, Pedagoga Karine e a Psicóloga Sinthia) realizou visitas domiciliares no Assentamento Pe. Expedito. Foram realizados atendimentos psicológicos, encaminhamentos para atendimentos médicos e outros. Também foi momento de conhecer um pouco das produções da agricultura familiar, produção de farinha de mandioca e outros, inclusive o cuidado que as famílias tem com as residências.

Foi realizado no Assentamento Padre Expedito um evento finalizando o novembro azul, começando os 16 dias de ativismo contra a violência às mulheres e meninas, e inaugurando a biblioteca do assentamento. Os adolescentes do assentamento estão fazendo aulas de música uma vez por semana, apresentaram uma música durante o evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com