TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA DE MARACUJA

Casos: CULTURA DE MARACUJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

QUALIDADE E PERDAS PÓS-COLHEITA DE FRUTAS

O conceito de qualidade do maracujá como outras fruticulturas frutos envolve vários atributos.

A colheita dos frutos ocorre cerca de 70 a 80 dias após a abertura das flores. Os frutos do maracujá, uma vez maduros, desprendem-se das plantas e caem no chão. Diante disso, a colheita consiste na catação dos frutos caídos, de preferência pela manhã. Alguns frutos, ao se soltarem da planta, ficam presos entre os ramos, especialmente na condução em latada; esta catação precisa ser feita com certo cuidado, de modo a encontra-los e recolhe-los.

Sabe-se que as perdas pós-colheita começam na colheita e ocorrem em todos os pontos da comercialização até o consumo, ou seja, durante a embalagem, o transporte, o armazenamento, e em nível de atacado, varejo e consumidor. Portanto, o produtor deve gerenciar a cadeia produtiva, enfatizando os principais aspectos que interferem na qualidade do produto, como entregas mais rápidas, gerenciamento da cadeia de frio e o uso de embalagens melhoradas.

4. CONSIDERAÇÕES SOBRE A PÓS-COLHEITA

Além das contaminações microbiológicas, os produtos frescos podem sofrer contaminações físicas e químicas ao serem transportados e armazenados. Algumas práticas ao serem adotadas podem minimizar o risco de contaminações. È importante que os equipamento e instalações destinadas ao transporte e armazenamento sejam adequados no sentido de não provocar danos mecânicos e a possibilidade de contaminação das diversas formas como por exemplo através do acesso de animais às instalações.

Pos colheita do Maracuja

Os frutos colhidos na planta, mesmo quando amadurecidos antes de serem consumidos, apresentam sabor agreste e pouco agradável, razão pela qual só devem ser apanhados aqueles frutos que já se desprenderam da planta.

Após a maturação e queda, os frutos rapidamente perdem água e murcham, além de serem facilmente atacados por podridões, razão

Na classificação, os frutos de melhor padrão são destinados ao mercado de frutas frescas; aqueles menores ou que apresentam lesões de verrugose, podridões ou elevado estado de murchamento são encaminhados pêra indústria que fazem o processo da fruta. Outra alternativa, com possibilidade de agregar valor aos frutos, especialmente aqueles de padrões inferiores, é o despolpamento e envasamento da polpa, utilizando-se diferentes equipamentos, seguido de

http://plantar-maracuja.blogspot.com.br/2008/08/colheita.html 26/03/2013 11.00 am

Flor do maracuja...

Frutos ja formados em processo de maturacao

Pos colheita do Maracuja

A colheita dos frutos ocorre cerca de 70 a 80 dias após a abertura das flores. Os frutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com