TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de atenção psicosocial

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

A palavra CAPS, tem por significado – Centro de Atenção Psicossocial.

   Pacientes com transtornos mentais contam em Campos, com quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), abertos à população, diariamente, das 8h às 17h. A criação destas unidades, feita pelo Ministério da Saúde, representa um novo modelo de assistência psiquiátrica. “Antes, o paciente ficava só no hospital. Já a política de trabalho do Caps é a de menos hospitalização e também de modo a inserir o paciente na sociedade e na própria família”, explica o coordenador do Programa de Saúde Mental de Campos, José Carlos de Araújo Gomes.

  Os Caps são um local de referência de tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário e promotor da vida. Não é preciso ter encaminhamento para ser atendido. Basta que o responsável pelo paciente procure o Caps de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O paciente será acolhido por um técnico que fará a triagem.

Os quatros CAPS são:

  •  Caps Dr. João Castelo Branco - pacientes de zero a 18 anos são atendidos em regime intensivo (das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira), semi-intensivo (três vezes por semana, em horários variados, de acordo com a rotina do paciente). Os assistidos participam de oficinas terapêutica, de beleza, artesanato, atividades de lazer e esporte, além de atendimento médico e psicológico.
  • Caps Dr. João Batista Araújo - atende pessoas com distúrbios neuróticos ou psicóticos graves, de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Atualmente, no regime intensivo, semi-intensivo e no não-intensivo, além de atendimento médico e psicológico, eles participam de oficinas diversas, aulas de música, aprendem a fazer artesanato e ainda participam de atividades de lazer e esporte. 
  • Caps Dr. Romeu Casarsa - se difere dos demais por oferecer assistência diária, 24 horas a pacientes com transtornos mentais graves. Elas frequentam o centro durante o dia, participam de atividades diversas, como as oferecidas pelos demais Caps e, se apresentarem um quadro de surto ou alteração no comportamento, acabam dormindo na unidade, que oferece quatro leitos.
  • Caps Ari Viana - presta assistência diária a dependentes químicos (usuários de álcool e drogas) sem restrição de idade. Cada paciente é atendido individualmente por médico, psicólogo, assistente social e enfermeiro. O centro também fornece os medicamentos, os assistidos participam de atividades artísticas e esportivas, oficinas terapêuticas, artesanato e grupos de reflexão. 

O Programa de Saúde Mental conta ainda, em Campos, com a Emergência Psiquiátrica (ao lado do PU da Saldanha Marinho) e o Ambulatório Psiquiátrico do Hospital São José (no Hospital São José, em Goitacazes). 

 
 Fonte: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=5282

 A nossa visita para o relatório, foi realizada no CAPS Dr. Ari Viana, no qual levantamos algumas questões relacionadas à Instituição CAPS e quanto ao atendimento do paciente assistido. Todas as respostas que serão colocadas, é de inteira responsabilidade da nossa entrevistada, a Assistente Social  Adriana de Souza Silva Lopes, com o CRESS 14838 – 7º Região.

  1. O que é o CAPS e qual sua função?

“O CAPS é um dispositivo da saúde mental de acompanhamento a pessoas em situação de uso ou abuso de substâncias psicoativas, como pessoas com sofrimento decorrente de transtornos mentais”.

  1. O que é oferecido ao paciente pelo CAPS?

“É oferecido: acompanhamento diário; oficinas terapêuticas; leito para desintoxicação”.

  1. Como a instituição se mantém?

“Com a verba Federal, com distribuição tripartite e participação Municipal”.

  1. Quais os dias e horários de funcionamento do CAPS?

“O CAPS AD III (atendimento diário) funciona 24 horas. Com atenção diária e leito 24 horas para pacientes que necessitarem”.

  1. No total, quantos são os funcionários?

“Aproximadamente 40 funcionários entre equipe técnica, apoio e equipe de enfermagem”.

  1. Quais os profissionais que atuam com o paciente?

“Assistentes Sociais, Psicólogos, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos, equipe de apoio e estagiários de Serviço Social e Psicólogos”.

  1. Quantos pacientes são atendidos?

“Aproximadamente 60 pacientes/dia entre grupos, atendimentos individuais, atendimentos de primeira vez e grupo de recuperação”.

  1. Tem alguma terapia, trabalho em grupo que visem um melhor convívio com os pacientes entre si? Quais?

“Sim. Oficinas terapêuticas, grupos de reflexão, oficina de artesanato”.

  1. De que forma é feito o atendimento ao paciente?

“O paciente é acolhido no seu primeiro momento e encaminhado para o grupo de recepção, onde será construído em conjunto com a equipe, seu projeto terapêutico. Para pacientes sem vínculos de trabalho e famílias rompidas e em caso de uso intensivo de substâncias psicoativas, geralmente se oferece atendimento em atenção diária, de segunda à sexta-feira, de 8:00h às 17:00 horas, como forma de reduzir os danos provocados pelo uso abusivo. Para pacientes com possíveis vínculos de trabalho pode ser oferecido acompanhamento semi-intensivo de até três vezes por semana ou não intensivo, de até uma vez por semana”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com