TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chagas

Projeto de pesquisa: Chagas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO

As atividades das coordenações de Estaduais de controle de endemias devem ser desenvolvidas visando fortalecer os trabalhos de prevenção e intensificação das ações no período de baixa ocorrência e à sensibilidade de profissionais da área da saúde na suspeição de pacientes para o controle de DCA, tornando uma comunicação oportuna para a difusão de informações relativas ao processo saúde-doença; as doenças e suas formas de prevenção e controle proporcionam um melhor conhecimento sobre os fatores condicionantes e situação de saúde e favorecem a participação da população local na definição de prioridades, na elaboração e na manutenção das ações de controle de agravos a serem desenvolvidas de acordo com as suas especificidades. Os eventos são destinados aos: (Agentes de Endemias, ACS, Enfermeiros e Médicos, VISA e tec. de Entomologia e outros)

O papel da SESPA é de apoiar os municípios, com assessoria técnica e Capacitação profissional para que o serviço funcione da melhor formaPossível, através do Plano Estadual de Intensificação das Ações de Controle da Doença deChagas que inclui atividades de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Pesquisa de, Vigilância Entomológica, Vigilância Laboratorial e Assistência.

*Transmissão e sintomas-* O mal de Chagas é transmitido pelo barbeiroinfectado, que ao picar uma pessoa sadia deposita fezes contaminadas noFerimento, permitindo a entrada do parasito *Trypanosoma cruzi* na correnteSanguínea. A doença também pode ser transmitida por via oral, por meio deAlimentos contaminados pelo barbeiro.

Na fase aguda, os principais sintomas são dor de cabeça, febre, cansaço,edema facial e dos membros inferiores, taquicardia, palpitação e dor nopeito e falta de ar.

*Diagnóstico e tratamento -* o diagnóstico precoce é fundamental nos casos

de doença de Chagas, pois quanto mais tempo leva para o paciente iniciar o tratamento, mais danos o parasito *Trypanosoma cruzi* causa no organismo,principalmente no coração. Um paciente com suspeita da doença precisa serlogo notificado e imediatamente encaminhado para exame e início do tratamento, visando à redução das sequelas, uma vez que a doença de Chagasnão tem cura.

Todo paciente agudo torna-se crônico com ou sem sequelas. E, embora a sorologia do paciente possa dar negativa para a doença após algum tempo, o parasito permanece no tecido e o estrago que faz no coração é irreversível.

Por tudo isso, o paciente com Chagas recebe medicamento específico por dois meses e permanece sob acompanhamento pelo período de cinco anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com