TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Pedagogia

Dissertações: Ciencias Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  8.451 Palavras (34 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 34

Camila Flores Lemos Voigt/343595

Débora Medianeira da Silveira Fontoura/343600

Competências Profissionais.

Trabalho da Disciplina de Competências do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-

Uniderp. Professora Me – Gilse T. Lazzari Perosa.

Taquara/RS

17/11/2012

Descrição da escola “x”:

A escola “x”, apresenta alguns casos de dificuldades de leitura no 3º ano do Ensino Fundamental, o perfil da turma é de 25 alunos, de 8 á 9 anos.

Sendo uma escola pública, depende de recursos enviados pela prefeitura da cidade, destacando-se assim a criatividade e comprometimento dos professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

A importância do elemento Lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

A primeira impressão que temos ao pensarmos na realidade da sala de aula é de uma enorme demanda de alunos, com suas dificuldades e desmotivação para aprender.

Por termos essa visão, o professor deve agir de uma maneira diferente instigando os alunos para o ato aprender, aprender de uma maneira prazerosa e significativa.

Para as crianças não há nada mais significativo do que aprender brincando, de maneira lúdica. Brincando ela experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora suas habilidades.

A ludicidade envolve a saúde física, emocional e intelectual da criança, assim ajudando o professor em sua prática docente.

O papel do professor na prática pedagógica.

O sistema educativo sofre influência através dos tempos.

Antigamente o professor era o detentor do saber, e o trabalho pedagógico era de ênfase na memória, no decoreba.

O professor verificava se o aluno retinha os conhecimentos dos livros. Não tinha preocupação com a aprendizagem significativa dos alunos.

Hoje o trabalho pedagógico gira em torno do trabalho realizado por toda a escola. Sendo obrigatória a reflexão do fazer pedagógico, tendo como resultado a total interação do professor com seus alunos é um ato de cooperação mútua. E o professor tem o papel de ser o mediador de todo o processo de ensino e aprendizagem.

Faz parte também da prática pedagógica do professor a implementação da proposta curricular da escola ao seu trabalho, elaborar projetos interdisciplinares, planejar as aulas e acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos.

A importância da gestão e organização das classes com vista á aprendizagem.

Devido ás transformações que a sociedade está vivendo, o alto índice de reprovação e as diversas “dificuldades” de aprendizagem, a escola deve refletir sobre o que vem acontecendo com seus alunos. Muitos professores não sabem como lidar com essas dificuldades, mas não buscam o auxilio da coordenação da escola. Ter o seu aluno como um sujeito sociocultural que aprende principalmente com o meio em que ele vive, é muito importante para ajudar nesse processo.

Quando o professor se queixa da falta de ordem e autoridade dentro da sala de aula, é com toda a razão, pois é completamente difícil fazer educação sem estes requisitos.

O professor não pode tentar estabelecer ordem com autoritarismo e sim tentar “falar a mesma língua” do seu aluno, conquistando-os. Assim conversando e negociando termos importantes como os deveres e direitos na escola.

Na gestão da aprendizagem, todos estes fatores estão englobados. Pois isso é a mediação que permite a organização.

O professor tem que contar também com o apoio da direção e coordenação para ajudar nos processos de organização.

O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem.

O brincar faz parte do universo das crianças, por esse motivo utilizar brinquedos e jogos para a construção da aprendizagem é uma excelente estratégia para o professor.

Brincar e jogar são atividades muito simples para a criança, e faz bem para ela.

Utilizar os jogos e brinquedos alinhados ao conteúdo favorece a compreensão, possibilita novas descobertas, ajuda na socialização da criança com os colegas e torna a aprendizagem bem mais significativa para o aluno.

Além disso, o professor proporciona momentos de interação que provocam bem-estar para ambos os lados, professor e aluno.

“No brincar casam-se espontaneidade e a criatividade, com a progressiva aceitação das regras sociais e morais.”

Autor desconhecido.

Projeto:

“Como pode um homem vivo viver fora de um bom livro...”

Público Alvo: 3º ano do Ensino Fundamental.

Perfil da turma: 25 alunos, de 8 á 9 anos, sendo que alguns apresentam dificuldades na leitura acarretando na escrita.

Tempo de duração: 6 meses

Justificativa: Detectando que muitos dos nossos alunos do 3º ano estão com dificuldades na leitura e consequentemente na escrita, sentiu-se a necessidade de elaborar este projeto para tentar amenizar e até sanar com esta dificuldade.

Este projeto será desenvolvido de maneira significativa e lúdica, para isto serão trabalhadas atividades visando a total participação do aluno juntamente com a família no processo de ensino e aprendizagem.

O foco central será o reforço na alfabetização e letramento com base nas competências que deveria ser garantidas no processo inicial de aprendizagem das mesmas.

Todas as experiências relacionadas ao projeto promoverão alegria e o desenvolvimento da leitura e escrita de uma maneira prazerosa e significativa.

Afinal, é essa a finalidade do jogo e brincadeira em sala de aula, proporcionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com