TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clube De Ciências

Monografias: Clube De Ciências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução.

A utilização da Internet e de softwares educacionais em laboratórios de informática vem se transformando em auxílios pedagógicos poderosos, incluindo digitalmente os alunos na sociedade contemporânea e motivando-os ainda mais no processo educacional, dando-lhes - muitas vezes - uma qualificação profissional requerida à atuação no mercado de trabalho. Sabe-se bem que os alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (E.J.A.) não tiveram oportunidades ou acesso à escolaridade e hoje pleiteiam o direito ao conhecimento e a uma possível ascensão social. O uso das TICs tem realmente facilitado a aceleração do processo de ensino-aprendizagem, propiciando melhor desempenho aos alunos ao introduzir visualizações de gráficos de funções e de objetos geométricos em que é possível fazer rotações e reflexões, tornando o processo bastante dinâmico em relação aos livros didáticos, proporcionando um complemento moderno e, até há pouco tempo inimaginado e, até recentemente, não explorado.

Quando o computador é usado por professores e alunos transformam-se em um instrumento de aprendizagem que irá desempenhar tarefas e contribuir para um contexto sócio-cultural em que se desenvolvem as relações entre professor e alunos em torno do saber matemático.

Tendo em vista a ementa curricular para os alunos do E.J.A., conforme as orientações curriculares (2006) para o ensino médio, que dita o que se segue:

Já se pensando na tecnologia para a matemática, há programas de computador (softwares) nos quais os alunos podem explorar e construir diferentes conceitos matemáticos, referidos a seguir como programas de expressão. Os programas de expressão apresentam recursos que provocam, de forma muito natural, o processo que caracteriza o “pensar matematicamente”, ou seja, os alunos fazem experimentos, testam hipóteses, esboçam conjecturas, criam estratégias para resolver problemas. (ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO, 2006, p. 90),

observa-se que há uma abertura para a introdução de softwares educacionais envolvendo alunos do E.J.A..

Uma nova metodologia pedagógica que faça o uso da informática é bem-vinda, criativa e pertinente para o atual momento político e econômico, político pois o governo tem intensificado e estimulado o uso dos computadores nas escolas, e econômico, devido às facilidades de compra que são oferecidas atualmente no Brasil, através do computador.

Os alunos, por intermédio de softwares, terão novas ferramentas para a resolução de problemas e, concomitantemente, entusiasmo para aprender. A Internet oferece possibilidades imensas de busca de informações, além de ter um mecanismo de comunicação que acessa pessoas especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento.

O uso do computador no processo de ensino-aprendizagem leva a uma mudança de posicionamento do professor frente o aluno, saindo do processo centrado no professor para o centrado no aluno.

Agora é o momento apropriado de buscar novas formas de integração do conhecimento, ter um pensamento contemporâneo para compreender os objetos do mundo.

Morin (2003) afirma que,

“compreender inclui, necessariamente, um processo de empatia, de identificação e projeção. Sempre intersubjetiva, a compreensão pede abertura, simpatia e generosidade”. (MORIN,2003, p. 95).

Ajuda-nos a trabalhar com a ação coletiva, em que podemos melhorar nossos planejamentos, trabalhando com intercâmbios entre os alunos, para avaliar os conhecimentos individuais, estados emocionais e os convívios sociais.

2. Objetivo.

Ao realizarmos este estudo enquanto docentes em pleno exercício, vivenciando as experiências em sala de aula e envolvidos por todas as dificuldades que cercam este cenário, nossos anseios apontam para o desenvolvimento de atividades que deixam de privilegiar somente a reprodução mecânica dos meios, em que modelos prontos são rotinas e o raciocínio lógico matemático é esquecido, mas também que favoreçam a situações propícias a escolhas democráticas de temas que sejam relevantes, próximos e realmente necessários ao público-alvo trabalhado.

Nesse sentido, destacamos a importância da seqüência didática a ser trabalhada, em que a coleta, a mobilização, a interpretação e a sistematização de dados são integradas. Associamos o computador a esse processo para permitir que o aluno avance com maior eficiência em todas as etapas, possibilitando, para alguns, um primeiro contato com a máquina, para outros, um aprofundamento na familiarização e, para ambos, a possibilidade de apropriação desta, visando a sua utilização com um meio educacional.

3. Justificativa.

Para que o processo de ensino da função quadrática seja executado com melhor adequação, o computador será utilizado para permitir uma melhor visualização e dinamização da tarefa, favorecendo o aluno no desencadeamento de análises e reflexões sobre o processo, além de permitir integrar conhecimentos, generalizar e obter suas conclusões.

Esperamos utilizar uma prática para gerir a progressão das aprendizagens, em que o aluno possa superar barreiras produzidas por dispositivos de diferenciação, que passe a valorizar a cooperação e o trabalho coletivo, sabendo dispor das tecnologias, explorando suas potencialidades didáticas de programas com relação aos objetivos dos vários domínios do ensino, visando o estabelecimento de regularidades, definindo estratégias diferenciadas, possibilitando ao professor um papel de facilitador de suas aprendizagens.

Lévy (1996) afirma que um ambiente computacional que proporciona aos alunos a produção de hipertexto e ou multimídia interativa, adapta-se às tendências modernas e educacionais da tecnologia voltadas ao ensino, conforme suas palavras:

É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. Quanto mais ativamente uma pessoa participar da aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender. Ora, a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia ativa. (LÉVY,1996,p. 40).

O momento é propício à busca de novas formas para integrar o conhecimento, com pensamento contemporâneo, para compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com