TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Um Bafômetro

Tese: Como Fazer Um Bafômetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

BAFÔMETRO: UM MODELO EXPERIMENTAL

O bafômetro é um instrumento utilizado para verificar a presença de álcool no sangue através do ar exalado dos pulmões.

Com este kit, será possível observar as mudanças graças ao vapor de álcool, mas não será possível quantificá-lo como fazem os bafômetros utilizados pela polícia, por exemplo.

ESTE KIT CONTÉM:

2 frascos plásticos (1 pequeno e 1 grande);

2 pedaços de mangueira de aquário;

Giz escolar em pedaços;

2 rolhas com centro perfurado;

Solução de dicromato de potássio (K2Cr2O7);

Álcool 70%;

1 pêra;

1 par de luvas;

1 recipiente para descarte;

Placa de petri;

Algodão.

PROCEDIMENTO

No frasco grande, coloque o álcool até um pouco mais da metade e feche com a rolha grande. Passe pela perfuração da rolha as duas mangueiras de aquário, deixando-as próximas do álcool, mas não submersas. Embeber os pedaços de giz na solução de dicromato de potássio utilizando a placa de petri (sem encharcar) e coloca-los no frasco pequeno.

Na mangueira que não está conectada na outra extremidade, encaixe a pera para bombear ar para o sistema. Verifique se o ar está chegando à outra extremidade, em direção ao frasco pequeno, e se estiver, conecte-a ao frasco pequeno e vede ambas com algodão.

O bafômetro está pronto! Agora é só bombear o ar através da pera e verificar se os gizes embebidos em solução de dicromato de potássio estão mudando de cor!

ENTENDENDO O BAFÔMETRO

Ao acionarmos a pera e bombearmos ar para dentro do frasco maior contendo álcool, este liberará vapor para o frasco menor. Este movimento de exalar o vapor de álcool imita o funcionamento do pulmão de quem esteja sujeito ao teste.

Ao entrar em contato com a solução de dicromato de potássio no frasco menor, o vapor de álcool desencadeia reações de oxirredução, que são o princípio básico do funcionamento dos bafômetros em geral.

As reações de oxirredução que acontecem durante o teste incluem a oxidação do etanol (levado a aldeído) e a redução do dicromato, originalmente de cor alaranjada (cor da solução) a cromo (III), de coloração verde, que será percebida ao final do experimento.

Se fosse aplicado a uma pessoa, a não mudança de cor da solução indicaria que a pessoa não possui traços de álcool no sangue; a mudança indicaria a presença, entretanto nesta experiência não será possível quantifica-la.

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ)

Dicromato de potássio (K2Cr2O7)

Tóxico, fortemente oxidante, corrosivo, não inflamável. Em caso de contato com os olhos ou pele, lavar com água por 15 minutos. Em contato com a pele ferida, utilizar compressas com ácido ascórbico (vitamina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com