TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Realizar uma apresentação crítica

Por:   •  15/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Como realizar uma Apresentação Crítica (Resenha Oral)

Apresentar criticamente uma obra significa:

1- sintetizar seu conteúdo;

2- identificar a opinião do autor sobre o tema;

3 - Posicionar-se diante do tema e dos juízos de valor do autor.

        Uma apresentação crítica exige capacidade de análise crítica. O expositor deve resumir criticamente (verificar os prós e contras, segundo ponto de vista pessoal) o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, divulgando esse conteúdo, impregnando-o de juízo de valor. Não se trata, pois, de um texto longo, nem de um "resumão" do tipo "gostei, não gostei", mas da apresentação ao leitor das principais características do tema, sejam elas boas ou ruins, sem esquecer de argumentar em determinados pontos. O apresentador deve, em suma, ir direto ao ponto, mesclando momentos de pura descrição com momentos de crítica direta.

Como apresentar uma a obra?

1 - identifica-se a obra: apresenta-se o título, o autor e o tema;

2 - apresenta-se o contexto histórico em que a obra foi escrita, filmada, ensaiada, etc.

3 - apresenta-se a perspectiva do autor: se ele fala em nome do trabalhador, do capitalista, etc.

4 - Apresenta-se o conteúdo da obra propriamente dita: "... como o próprio título sugere, a obra trata do..." Nesta parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula.

_____________________________________________________

Instruções para apresentação de seminários em "roda de conversa"                                                                  

O seminário em "roda de conversa" é uma apresentação despojada de sisudez científica que não dispensa a cientificidade do tema. O objetivo final desse tipo de apresentação é fazer com que todos os participantes de fato participantes e não se sintam constrangidos pela rigidez imposta pelas apresentações tradicionais e contrariados por esta forma de avaliação.

Este pode ser um método de estudo muito eficiente, particularmente para aqueles que serão comunicadores. O objetivo último desse tipo de seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado assunto, a partir de textos, filmes, etc. Sendo assim, todos os integrantes do grupo devem ter domínio sobre o conteúdo do texto básico e de eventuais textos de apoio. Cada componente deve estar preparado para substituir um colega encarregado de determinado tópico que não o seu. Da mesma forma, cada participante deve estar preparado para julgamento do texto, além de responder a perguntas e críticas colocadas pela audiência.

Como preparar o seminário em "roda de conversa"

  1. Organize seu grupo e explore os textos a serem apresentados e outros textos a fim de coletar informações extras sobre o tema a ser exposto;

  1. Ordene os temas, subtemas e/ou tópicos, intercalando-os com exemplos, ao elaborar o plano de exposição;

  1. Organize suas ideias: faça anotações, observações, etc. em ordem de importância. Antecipe as dificuldades de compreensão dos ouvintes reformulando ou substituindo termos e conceitos que você considera intrincados. Prepare tudo como se fosse assistir ao seu próprio seminário. Imagine que seu público ouvinte são seus alunos e que estão presentes para aprender com você. Pense na sequência de ideias que irá apresentar para que a sua mensagem seja transmitida com sucesso.

Como preparar o seminário

  1. Após uma pequena introdução feita pelo professor, segue-se a apresentação, com o professor passando a palavra ao seminarista ou ao grupo de seminaristas;

  1. Mantenha uma postura crítica e tire conclusões pessoais. Quanto mais pessoal for, maior a contribuição dada à sala. É preciso que se interprete o texto, ou seja, que se descreva à audiência o que o texto quer dizer. Procure ainda se utilizar de linguagem simples e clara, para que todos possam extrair o máximo de informações do texto através de sua apresentação.

Professor Vinny

venceslaud@yahoo.com

96477-4747

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com