TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias profissionais

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Competências Profissionais.

Autores

Trabalho apresentado como parte dos requisitos da disciplina de Competências Profissionais, ministrada pela Prof.(a). Ma. Elisa Cléia Nobre.

RIBEIRÃO PRETO – SP

2015

Resumo

Neste artigo refletiremos sobre as atribuições contidas na Lei 8.662/1993 para o Serviço Social e um dos seus principais objetivos era na melhoria dos serviços prestados à população, onde visava com que os profissionais em exercício da profissão cumpram com qualidade os serviços prestados à população sob as leis, direitos e deveres dos cidadãos.

A definição do trabalho do Assistente Social é fundamental desde que haja um levantamento sobre o caso a ser tratado e,lembrando que para que isso aconteça é necessário que haja atendimentos individuais. Caso seja necessário procedimentos de visitas domiciliares para a busca do entendimento sobre a problematização dentro das demandas oferecidas à população.

Palavras-chave:Conselho Federal Serviço de Social, Atribuições da Lei 8.662/1993, Resolução CFESS Nº 569/2010, Antecedentes sob controle estatal CFESS/CRESS, Resolucao CNE/CES/MEC nº15/2002.

Introdução

O Serviço Social consistiu em uma das primeiras profissões da área social confirmada sua lei de regulamentação profissional, a Lei 3252 de 27 de agosto de 1957, depois regulamentada pelo Decreto 994 de 15 de maio de 1962.

Constituiu esse decreto que originou, em seu artigo 6º, que a matéria e fiscalização do aprendizado profissional competiriam ao Conselho Federal de Assistentes Sociais e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais. Esse órgão legal marca, igualmente, a criação do Conselho Federal de Assistentes Sociais e do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), agora chamados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). A constituição e jurisdição do Conselho Regional de Serviço Social e o território nacional ficou desmembrado primeiramente em 10 Regiões, adicionando em cada uma delas mais de um estado e/ ou território (exceto São Paulo), que desmembraram em 2008 a 25 Conselhos Regionais de Serviço Social e dois Seccionais de apoio estadual.

Desenvolvimento.

Nos seus primórdios os Conselhos profissionais se instituíram como entidades autoritárias, que não primavam pelo ajuntamento com os profissionais da categoria referente, também não se formavam num espaço coletivo de interlocução. A vistoria se restringia à exigência da inscrição do profissional e pagamento do tributo necessitado. O Método de renovação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e de seus órgãos normativos: O Código de Ética, a Lei de Regulamentação Profissional N.º 8.662 de 07  junho de 1993 e a Política Nacional de Fiscalização.

A compreensão conservadora que distinguiu a entidade nas primeiras décadas de sua existência era também o reflexo da perspectiva vigorante na profissão, que se norteava por pressupostos despolitizados e acríticos expressão às relações econômico-sociais. O Serviço Social, apesar disso, já existia desde o movimento de conceituação e um novo posicionamento das entidades e da categoria do Serviço Social é ostentado a partir do III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais), concretizado em São Paulo em 1979, popular no meio profissional como o Congresso da Virada, "pelo caráter contestador de expressão e do desejo de modificação da práxis político-profissional do Serviço Social na associação brasileira" Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 1996).

Sintonia com as lutas pela democratização da sociedade, parcela da classe profissional, atrelada ao movimento sindical e às forças mais progressistas, se constitui a direção e disputa dos Conselhos Federal e Regionais, com a probabilidade de fortalecer e adensar esse novo projeto profissional. Então, as gestões que adotaram o CFESS,fixaram nova direção política às entidades, por meio de ações envolvidas com a democratização das inclusões entre o Conselho Federal e os Regionais, também a articulação política com os movimentos sociais e demais entidades da categoria.

Um amplo posicionamento da categoria profissional teve início a partir de 1983, na esteira desse novo posicionamento da categoria profissional um amplo processo de debates conduzido pelo Conselho Federal de Serviço Social mirando à alteração do Código de Ética vigorante desde 1975. Desde então o processo resultou a concordância do Código de Ética Profissional de 1986, que ultrapassou a “perspectiva a histórica e a crítica onde os Valores são contidos como universais por cima dos interesses da classe do Conselho Federal de Serviço Social”. (CFESS, 1986). Com esta formulação recusa a base filosófica tradicional conservadora, que dirigia a "ética da neutralidade" e conhece um novo papel profissional. “Em 1991 o Conjunto Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social (CFESS-CRESS) EM 1991, marcavam para a precisão de revisão desse instrumento para de maior eficácia na operacionalização dos princípios protegidos pela profissão hoje” Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 1996). Revisão esta, que incorporou e considerou os pressupostos históricos, teóricos e políticos da formulação de 1986, e progrediu na reformulação do Código de Ética Profissional, finalizada em 1993. A precisão de revisão da Lei de Regulamentação vigente desde 1957 se fazia notar de forma elementar desde 1966, quando da realização do I Encontro Nacional Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social (CFESS-CRESS), que colocaram em pauta a discussão da normatização do exercício profissional, na ocasião, a fragilidade da legislação em vigor.

Entretanto, unicamente em 1971, debate o primeiro anteprojeto de uma novidade da lei no IV Encontro Nacional Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social (CFESS-CRESS); O plano nacional (PL)7669; foi arquivado pelo deputado Airton Soares, sem aprovação, carecido da instalação da Assembleia Nacional Constituinte. O tópico volta ao debate nos Encontros Nacionais, onde se organiza a versão final do PL proporcionada desta feita, pelas deputadas Benedita da Silva e Maria de Lourdes Abadia. A ação legislativa foi longa em face da apresentação de uma substituição no que retardou a aprovação final. O Conjunto Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social (CFESS-CRESS),esteve presente em todo marco desta ação, tendo seguido e discutido com a substituição de seus fóruns inclusive a aprovação da Lei 7669.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com