TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Artigos Científicos: O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  3.468 Palavras (14 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PÓLO DE BARRA DO CORDA-MA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

. ANTONIO DA CONCEIÇÃO SILVA - RA: 424491

. JARDEL CAVALCANTE CASSIMIRO - RA: 418063

. MATHEUS NASCIMENTO DOS SANTOS - RA: 437848

. RAIMUNDO ALVES MOTA FILHO - RA: 437866

O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

MAURÍCIO DIAS

LAURA PATRÍCIA TORRES

BARRA DO CORDA-MA, 16 DE JUNHO DE 2013.

GESTÃO DE CONHECIMENTO CONCEITOS E DEFINIÇÕES

É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo. É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras. A Gestão do Conhecimento corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar , desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos.

A Gestão do Conhecimento ajuda a resolver problemas de competitividade e inovação nas empresas. Cada vez mais é encarada como um elemento central no desempenho organizacional, pois possuir um elevado número de conhecimento é fundamental. É tão importante como todos os outros recursos existentes numa organização.

Mas o que é a Gestão do Conhecimento nas organizações? É a vertente responsável pelos processos de criar, recolher, organizar, difundir, usar e explorar o conhecimento dos colaboradores. Deverá ser entendida como a abordagem de integrar, identificar, gerir e partilhar toda a informação da empresa, seja ela, base de dados, políticas, procedimentos, cultura, processos, assim como todas as experiências pessoais dos seus trabalhadores.

De uma forma empírica, pode afirmar-se que conhecimento é o fato ou a condição de saber, obtido através da vivencia, da experiência ou de uma associação. Todo este saber, reside ou tem potencial para ser guardado na nossa mente, e/ou ser armazenado em uma organização, nos seus processos, produtos, serviços, sistemas e documentos.

Assim, as firmas que decidam implementar a Gestão do Conhecimento, devem adaptar uma abordagem que veja a organização como uma comunidade humana, cujo conhecimento coletivo representa um diferencial competitivo em relação aos seus direitos concorrentes.

5 EMPRESAS QUE INVESTEM EM GESTÃO DE CONHECIMENTO

A Petrobras investe em diversas técnicas de Gestão de Conhecimento, como metodologia de lições alinhada à aprendizagem organizacional, na área de Engenharia (Diretoria de Serviços), por exemplo. Já a Diretoria de Exploração e Produção, onde atua nossa amiga Luciana Vila Nova, investe em metodologias de lições aprendidas e possui diversas Comunidades de Práticas (CoPs), dentre elas a de Gerenciamento de Projetos, implantada há 18 meses.

A Vale, através da Valer, sua universidade corporativa, investe pesado para ter uma rede de excelência em educação, transformando conhecimento em resultados de negócio. Um de seus princípios é a gestão e o compartilhamento do conhecimento.

A Michelin também emprega várias disciplinas e ferramentas como Comunidades de interesse, Comunidades de Prática, Centros de Excelência, portais, repositórios de documentos, equipes virtuais, revisões pós-projetos, coaching, treinamentos, mentoring, collège Métiers (áreas de conhecimento), etc.

O Projeto Memória da Produção da TV Globo permite maior agilidade e eficiência às futuras produções, não havendo necessidade de iniciar uma produção a partir do zero. Figurinistas, cenógrafos e produtores de arte podem utilizar como referência estudos e pesquisas realizadas anteriormente por outras produções. O Projeto Memória da Produção contribui também para a preservação do conhecimento acumulado ao longo dos 40 anos de experiência da TV Globo em produção de programas de entretenimento.

A indústria farmacêutica brasileira Daiichi Sankyo, com o software livre da Fundação Wiimédia (criadora da enciclopédia online Wikipédia), criou a GiiMiiPédia, uma enciclopédia voltada para compartilhar o conhecimento entre seus colaboradores.

COMO FAVORECER A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA?

Como vimos no texto citado qualquer empresa pode adotar a gestão do conhecimento dentro da sua organização, não importa se a sua empresa seja grande ou pequena, o novo conhecimento vem abranger todo e qualquer sistema que se deixe contagiar por essa oportunidade. Apesar de todo essa tecnologia estar disponível pouco se compartilha e se busca a os recursos e investimentos para as empresas conquistarem o mundo da inovação, pois esse recurso é essencial dentro das propriedades de uma empresa. Se a inovação e uso da gestão não estarem dentro das organizações, pouco se rende e pouco se destaca os seus produtos e recursos a serem prolongados pelo país, mas do que simplesmente utilizar adotar soluções espelhadas na organização é estar em complexo meio sistêmico de boa qualidade, aproveitando- se de oportunidades que podem mudar seu futuro e daqueles que estão ligados diretamente na gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com