TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito sobre Gestão de Conhecimento

Artigo: Conceito sobre Gestão de Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito sobre Gestão de Conhecimento

Através de estudos e fontes entendemos que gestão do conhecimento (GC) na organização é um estilo de liderança e de gestão. As organizações estão tendo mais preocupação com os cuidados com o saber, com a aprendizagem, produção, proteção e aplicação dos conhecimentos em foco.

A Gestão de conhecimento esta sendo cada vez mais uma responsabilidade de todos dentro da empresa e não mais somente executiva. Tornando uma preocupação dos funcionários em geral não só pelo interesse de fazer a empresa crescer e prosperar, mas também porque a parte mais importante do capital intelectual pertence às pessoas, sendo ao mesmo tempo a força da empresa, a condição de continuar nela e dela continuar viva e de se conseguir novos trabalhos.

Tipos de Conhecimento

Segundo a PLT 245; de Gestão do Conhecimento de Takeuchi e Nonaka, o conhecimento em si é formado por dois componentes, o conhecimento explicito e o conhecimento tácito. O conhecimento explícito pode ser documentado ou articulado em linguagem natural, através de palavras, números ou sons.

Já o conhecimento tácito depende de experiência pessoal de cada um e difícil de formalizar. Envolve fatores intangíveis como crenças pessoais, perspectivas e valores, difícil de ser documentado e compartilhado. Existem duas dimensões para o conhecimento Tacito, a primeira é a dimensão “técnica” que envolve as habilidades informais e que é mais difícil de detectar.

Outra importante dimensão é a “cognitiva” que baseia - se através de ideias, valores, crenças, percepções, emoções e modelos mentais que consideramos naturais embora não possa ser ensinado muito facilmente este conhecimento tácito nós faz enxergar o mundo em torno de nós.

Tendo em vista as mudanças como o avanço tecnológico, a globalização da economia, o conhecimento tornou-se valioso. Porem não se pode afirmar que o conhecimento é explicito ou tacito, na verdade o conhecimento é tanto um quanto outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com