TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de gestão de conhecimento

Seminário: Conceitos de gestão de conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Seminário  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

Neste trabalho aplicaremos o tema Gestão do Conhecimento, pois o atual mercado competitivo nas organizações vem ganhando forças e seus administradores percebem a necessidade de uma gestão de conhecimento aplicado nas suas organizações.

Existem dois tipos de conhecimento a serem trabalhados: o explicito e o tácito.

A gestão do conhecimento é um meio de estímulo para as pessoas nas organizações e que essas possam produzir informações e também usufruir delas para o seu crescimento profissional e isso é indispensável no quesito empresa pessoas.

A partir do conhecimento aumenta a flexibilidade organizacional e promove a maior capacidade de melhoria na vida profissional e pessoal das pessoas.

Este trabalho será elaborado por etapas que usaremos pesquisas para concluir.

Sobre conceitos, entrevistas, velocidades nas mudanças sobre o indivíduo entre outros assuntos a serem abordados.

Conceitos de gestão de conhecimento

Passo 1

O conceito de Gestão do Conhecimento é baseado a organizar as principais politicas, processos e ferramentas gerenciais para uma melhor compreensão dos processos produtivos ou de prestação de serviços com relação ao nível estratégico visado pelas organizações para gerar resultados positivos dentro dos seus perspectivos mercados em que atuam.

O conhecimento e uma base para o crescimento de uma organização. Para muitas pessoas o conhecimento pode estar codificando verbalmente por escrita, por atitude ou ainda em cálculos e analise.

A busca pelo conhecimento pratico verdadeiro que envolve pessoas, processo tecnológicos a gestão de conhecimento e importante para organizar , transformar o nível de afetividade ,e competência e eficiência profissionais com a ajuda de qualificados experientes e bem habilitados e produzindo com ele todo o conhecimento, pois o conhecimento e algo que cresce se você compartilha

Vivemos em tempos que as mudanças nos dias após dias vem ocorrendo em nossa sociedade geral seja no trabalho em casa na escola em um tudo.

Fenômenos

Este tipo de conhecimento denomina-se explicito, podendo ser encontrado na escola em documentos, especificações de produtos, informações de serviço, recomendações de utilização e manuseio de serviços e produtos.

A gestão de conhecimento adere outra forma de conhecimento que é chamado de implícito ou tácito. São conhecimentos adquiridos através de expeiência, habilidades e variadas circunstancias ao longo do tempo e impossível expressa-la claramente, então para conseguir codifica-la será necessário o uso de metodologia como a observação.

Para que a gestão de conhecimento produza efeitos práticos nas empresas devem estar plenamente ancorados [fixados] nas decisões tomadas pelos lideres e compromisso na alta administração e respeito nas iniciativas necessárias em termos de desenvolvimento estratégico e organizacional, considerando transformações por passar a sociedade se evidenciar também no ambiente organizacional afetando o individuo e o desenvolvimento profissional a partir do uso intensivo do conhecimento.

Assim para implantar a gestão de conhecimento as organizações devem ser como as comunidades humanas o conhecimento coletivo representa o maior diferencial é no conhecimento coletivo que se baseia competências essenciais ao desenvolvimento do trabalho.

Gestão de conhecimento é, sobre tudo, um exercício de reflexão, o conhecimento é uma informação que muda algo ou alguém, provocando uma ação que torna um individuo ou uma instituição mais eficiente.

Comparação de gestão de conhecimento de dois autores aplicados nas empresas

As empresas usam os dados na intensão de transação para a melhoria do conhecimento no mercado através de seus objetivos no mercado usando cada vez mais a informação e juntos fazem toda a diferença na relevância na proposta de uma empresa.

As empresas estão cada vez mais trabalhando com conhecimento que deriva a informação como de seus colaboradores de seus produtos do mercado.

As empresas estão investindo cada vez mais o conhecimento explicito em seus ambientes, pois elas sabem que o conhecimento é a base para um grande sucesso.

Elas agregam o conhecimento tácito pessoal de colaboradores que tenham um grande curriculum profissional e individual. As organizações veem isso como uma forma de somar sua equipe vencedora.

Comparação de conceitos de gestão de conhecimento

Gestão do Conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz parte Dado pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra é utilizada. Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações. Genericamente, pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p.2). É informação bruta, descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em si não são dotados de relevância, propósito e significado, mas são importantes porque compõem a matéria-prima essencial para a criação da informação dentro das organizações nos dias atuais

Informação é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor. É o insumo mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com