TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de funções administrativas

Projeto de pesquisa: Conceitos de funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceitos de funções administrativas 4

2.2 Conceito de Patrimônio 5

2.3 Fontes (origens) de recursos 5

2.4 Análise de mercado 6

2.5 Demanda, oferta e equílibrio de mercado 6

2.6 Estruturas de mercado 7

2.7 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O texto a seguir irá expor informações sobre a contabilidade que está presente em toda empresa e que irá evidenciar as entidades e o patrimônio como objeto de estudo, a Administração que nos fornece várias ferramentas para gerir uma empresa e até mesmo uma idéia. Uma das maneiras mais pratica de administrar uma empresa é saber interpretar as fases que compõem a administração. Planejamento, organização, direção e controle. Desta forma, espera-se contribuir aos estudiosos da área, com subsídios na busca de conhecimento mais amplo.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administrar uma empresa e sem duvida uma das atividades mais complexas nos tempos atuais, isso significa que é necessário os administradores terem bastante habilidade, conhecimento e competência.

Uma das maneiras mais pratica de administrar um empresa significa saber interpretar as fases que compõem a administração. Planejamento, organização, direção e controle.

Planejamento é a união do conjunto de decisões dos administradores para o futuro da empresa. É a identificação de tudo o que envolve o negocio.

Planejar é preciso antes saber qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível para superar eventuais problemas que venham a surgir.

No planejamento podemos evidenciar:

As oportunidades - situações externas que se bem aproveitadas pelos administradores podem ter influencia no futuro.

As ameaças- ameaças externas que se não forem evitadas influenciarão no futuro dos negócios.

Força- são característica dos administradores que os fortalece perante seus concorrentes.

Fraqueza- característica dos administradores que se não minimizadas trazem influencia negativa a empresa.

Para um bom planejamento deve-se levar em consideração: diagnóstico, objetivo, estratégia e critérios de avaliação.

Organização a organização significa ordenamento dos recursos e funções para facilitar o trabalho e criar nova visão da empresa, para isso envolve:

O espaço – cada objeto em seu devido lugar.

O tempo – cada tarefa executada em seu devido tempo, tendo uma agenda para o controle dos compromissos, tendo prioridades e pontualidade.

O trabalho – a organização e disponibilização das tarefas de maneira mais adequada que de forma eficiente sejam concluídas no menor tempo possível.

As pessoas – tendo pessoas responsáveis para designar as tarefas e a prestação de contas dos mesmos com os administradores.

Os recursos financeiros – a distribuição correta dos recursos financeiros da empresa, para obter um maior rendimento.

.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais. José Manoel da Costa.

É o conjunto de riquezas de propriedades de alguém. Clóvis Luiz Padoveze

. Conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma entidade num determinado momento, susceptíveis de avaliação econômica. Valdeci Medeiros.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

• Capital social - financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.

• Capital de terceiros - É formado por recursos oriundos de empréstimos e financiamentos. As dívidas da empresa com fornecedores: duplicatas a pagar; com funcionários: salários a pagar; e com o governo: tributos a pagar, também constituem recursos de terceiros à disposição da empresa.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

Considerando o objetivo da contratação e seus requisitos, bem como as características do contratante, a equipe de planejamento da contratação deve efetivar um levantamento de informações sobre o mercado potencialmente fornecedor para a solução pretendida com vistas a:

• Identificar e avaliar os recursos disponíveis no mercado, especialmente no mercado local, e as possibilidades de ampliação da competitividade, sem perda de economia de escala .

• Levantar os preços correntes do mercado.

• Levantar as condições de aquisição e pagamento usualmente praticadas pelo setor privado.

• Levantar os padrões de desempenho e qualidade usualmente adotados no mercado.

• Estimar a homogeneidade ou heterogeneidade entre os fornecedores quanto à possibilidade de uso do direito de preferência nos casos de empate e/ou para inserção de mecanismos de estímulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com