TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceptualização e pensamento para a coordenação

Tese: Conceptualização e pensamento para a coordenação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituação e Missão de Coordenar

O que é coordenar? È dispor segundo certa ordem e métodos; é organizar; é ligar, arranjar. É distribuir tarefas; fazer as coisas acontecerem segundo o planejado, ou segundo as normas ou diretrizes.

Coordenação: Ato ou efeito de coordenar.

Coordenador: Aquele que coordena, que comanda. O coordenador é o que mais serve. Aquele que é a cabeça. (A cabeça pensa, promove a ação no interesse comum de toda uma organização ou de todo a EQUIPE.)

Coordenador não é aquele que tudo sabe, mas quer luta, e faz tudo realizar; É aquele que sabendo o que quer, sabe também proporcionar o esforço ao efeito que pretende obter.

Não se é coordenador senão na medida em que se é capaz de fazer partilhara qualquer grupo o ideal que se busca, levando-o a realiza-lo ultrapassando todos os obstáculos que porventura apareçam.

Decidir não custa nada; o que importa é que as decisões se tornem ações; não basta, mandar, tem-se que educar, animar, amparar, supervisionar, controlar.

Ser coordenador não é somente fazer um trabalho, é sobretudo, conquistar os homens, uni-los, amá-los e ser amado por eles. “A grandeza de uma função está talvez, antes de tudo, em unir os homens”.(Saint Exuperie)

Ser coordenador não consiste em dar provas de vigor, de eloquência, de audácia ou de habilidade; não consiste de maneira nenhuma em reunir a sua volta adesões sentimentais ou interesses; Consiste essencialmente em saber como levar os homens a trabalhar em conjunto em EQUIPE. Consiste em reconhecer e utilizar, da melhor maneira, os recursos de cada um; Em indicar o lugar em que este ou aquele possa render mais; Em dar a todos o sentido de sua solidariedade, de sua igualdade, de sua responsabilidade perante a tarefa que lhes está confiada nos diferentes postos ou lugares de um mesmo grupo.

O coordenador não é mais do que o mandatário do bem comum, do interesse superior da empresa, ou da EQUIPE, e finalmente da pessoa de cada um.

O verdadeiro coordenador reconhece-se por este sinal: Basta sua presença para levar os homens que coordena a entregar-se por si próprio ao serviço da causa comum.

A grande missão do coordenador é servir.

Toda a autoridade vem de Deus, mas é dada ao coordenador em benefício dos outros, e não em beneficio pessoal.

O verdadeiro coordenador não procura dominar por dominar. Não se serve dos homens, mas auxilia-os a servir por uma causa que os supera; a familiarizar-se com a trabalho ou com a missão a ser cumprida.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com