TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciência Ecológica E Práticas De Aproveitamento Da água

Trabalho Universitário: Consciência Ecológica E Práticas De Aproveitamento Da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Consciência ecológica e práticas de aproveitamento da água

Por Juliene Monique Silva de Oliveira

A superfície do planeta terra é composta de 70% de água. Como já foi visto em aula, a água possui um ciclo natural que passa basicamente por três etapas: a evaporação (dos oceanos ou outros corpos d’água e evapotranspiração das plantas terrestres e animais), a precipitação (pela condensação de vapor de água que cai na terra ou no mar) e o escoamento (que geralmente faz com que a água precipitada atinja o mar). Porém, 97,5% da água do planeta compõem os oceanos, dos 2,5% restantes 1,5% estão nos polos restando apenas 1% disponível ao consumo humano. Percebe-se então, a importância da preservação do recurso hídrico e do tratamento de água já utilizada para que ela seja devolvida limpa à natureza, perpetuando o ciclo natural da água.

O texto que escolhi para comentar é interessante porque fala de uma atividade desenvolvida no dia a dia de qualquer residência: a prática de lavar roupas. Romildo, formado em tecnologia mecânica, desenvolveu um equipamento bem simples para reaproveitar a água utilizada no ciclo de lavagem da máquina de lavar roupas, colocando em prática uma atividade sustentável e facilitando a vida de sua esposa que fazia esse processo enchendo baldes com a água já utilizada e despejando de volta na máquina.

O equipamento é constituído de um reservatório de água (foi utilizado uma lixeira) com um orifício no fundo para encaixar uma mangueira que se conecta a uma bomba, além disso, um interruptor e uma tomada. Equipamento bem simples, mas que deve ser feito com bastante cuidado por um profissional habilitado para que se garanta o isolamento de todas as partes elétricas e evite-se choque elétrico.

O funcionamento também é bastante simples, despeja-se a água do primeiro ciclo de lavagem das roupas que está na máquina no reservatório antes da máquina iniciar o processo de enxágue, em seguida liga-se a bomba que transportará a água do reservatório de volta para a máquina reaproveitando a água da primeira lavagem. Esse processo evita o desperdício de aproximadamente 120 litros de água a cada ciclo de lavagem de roupas, tomando como base uma máquina de lavar de 8kg que utiliza 60 litros para a lavagem com sabão e mais 60 litros para o enxágue.

Além de ser reutilizada na lavagem de roupas, a água retirada da máquina pode servir para lavar calçadas ou outros ambientes, ou até mesmo para descarga em banheiros, evitando-se que a água potável seja utilizada para esses fins.

Referência: www.fazeco.com.br/projetos-de-produtos/utilidades-domestica-do-lar-e-bem-estar/economia-e-reuso-de-agua-em-maquinas-de-lavar-roupas/reservatorio-economia-de-agua-em-maquinas-de-lavar-roupas.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com