TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Sustentavel

Trabalho Escolar: Construção Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

1.0 INTRODUÇÃO.........................................................................03

2.0 PROBLEMA..............................................................................04

3.0 HIPOTESE.................................................................................05

4.0 JUSTIFICATICA.......................................................................06

5.0 REFERENCIAS.........................................................................10

1.0 INTRODUÇÃO

A construção sustentável consiste numa abordagem de vários níveis, tais como, projeto, construção e operação de um empreendimento, tendo como atenção fatores da economia, eficiências de recursos, o ciclo de vida do empreendimento e o bem estar do utilizador.

A finalidade de uma construção desse tipo não é apenas preservar o meio ambiente, mas também ser mais aprazível para com os seus moradores, ou seja, faz uso de eco materiais e soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (agua e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno, bem como o conforto dos seus moradores e utentes.

A ideia da construção sustentável não é assim tão nova, mas demorou um pouco para chegar no Brasil. Países como EUA, Japão e os da Comunidade Europeia já criaram inclusive incentivos para os empresários ou pessoas comuns que optem por construções ecologicamente corretas. E, mesmo aqueles que não dispõem de tanto capital para investir em uma nova casa podem aproveitar incentivos para a realização de pequenas reformas. Os principais incentivos ainda são para o campo da redução do consumo de energia.

2.0 PROBLEMA

O que é Construção Sustentável?

Porque se fazer uma construção sustentável?

Quais os benefícios às construções sustentáveis podem trazer?

Quais são os aspectos contemplados nas construções Sustentáveis?

3.0 HIPOTESE

A sustentabilidade de uma obra moderna é avaliada pela sua capacidade de responder de forma positiva aos desafios ambientais de sua sociedade, sendo ela mesma um modelo de solução.

Segundo o especialista, uma construção sustentável não é apenas preservar o meio ambiente, mas também ser menos invasiva aos seus moradores. Deve funcionar como uma segunda ou terceira pele do próprio morador, pois é sua extensão.

Ou seja, nossas casas ou apartamentos são nossos ecossistemas particulares, e, assim como no planeta Terra, todas as interações devem ocorrer reproduzindo ao máximo as condições naturais: umidade relativa do ar, temperatura, alimento, geração de resíduos e sua transformação, conforto, sensação de segurança e bem estar.

Tudo isso começa na escolha dos materiais, a partir da definição de um projeto consciente, que deve, em princípio, obedecer a critérios de preservação, recuperação e responsabilidade ambiental. Como, por exemplo, materiais e tecnologias biocompatíveis, que melhoram a condição de vida do morador ou, no mínimo, não agridem o meio ambiente em seu processo de obtenção e fabricação, nem durante a aplicação e em sua vida útil.

Durante a construção devem ser adotados cuidados para evitar o desperdício de materiais e se reaproveitar o máximo possível. O que além de gerar ganhos ambientais com minimização do uso de matérias-primas ainda gera ganhos econômicos para o dono da obra que economizará com materiais.

Quando finalizada a obra devem ser observados os cuidados necessários à destinação dos resíduos da construção e em todas as etapas devem ser utilizados materiais não tóxicos. Alguns dos materiais “condenados” por qualquer padrão de construção sustentável são: amianto, chumbo e alumínio.

4.0 JUSTIFICATIVA

A construção sustentável é um conceito que denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto térmico sem a necessidade (ou com necessidade reduzida) de consumo de energia e que melhore a qualidade de vida dos seus moradores/usuários, além de utilizar materiais e técnicas que garantam uma maior eficiência energética.

Há outro termo que costuma ser confundido com “construção sustentável”, é a “construção ecológica”. Embora na prática os dois termos acabem sendo usados da mesma forma, o primeiro refere-se a uma prática mais comum no meio urbano e que visa à utilização de tecnologias que permitem a sustentabilidade da construção. Já o segundo está relacionado a técnicas de construção que utilizam materiais encontrados no próprio local da construção e propõe a menor interferência possível na paisagem. Assim, podem ser consideradas construções ecológicas as casas dos esquimós, feitas de gelo (um material encontrado no próprio local).

Inúmeros são os benefícios trazidos pelas construções sustentáveis, desde a contribuição ao meio ambiente aos diversos benefícios diretos aos seus moradores e usuários. Primeiramente pode-se citar o benefício econômico, visto que segundo a ANAB a cada US$ 1,00 investido na construção de edifícios sustentáveis, em 20 anos, US$ 15,00 são retornados, sendo deste total, 74% economizados em saúde e produtividade dos ocupantes, 14% na operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com