TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção da identidade do ser humano

Por:   •  14/4/2019  •  Dissertação  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina Psicologia Social. Trabalho: MAPA – MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM. Graduação em Serviço Social.

Ao nascer o homem já se encontra inserido na sociedade com normas e regras que vão sendo transmitido ao longo das gerações por meio das inter-relações, com isso ele é por natureza um ser social que necessita de outro ser humano para sobreviver e se desenvolver enquanto ser no mundo.

A construção da identidade do ser humano acontece por meio das influências internas e externas ao longo da vida da pessoa se desenvolvendo de acordo com as suas emoções, pensamentos e comportamentos e, também, de acordo com o ambiente em que vive e com a sua maneira de entender o mundo, além da sua genética. Nesse sentido o ser humano não existe sem a sociedade e vice-versa, onde o viver em sociedade se torna primordial para que ele possa se reconhecer e ter a consciência de si mesmo.

O homem como um ser ativo, inteligente e parte integrante da sociedade se insere historicamente em grupos sociais por alguma necessidade ou interesse que vão influenciar na sua forma de ser, pensar e agir na vida social envolvendo um contexto multicultural possibilitando uma troca entre os meios sociais onde a cultura varia de grupo para grupo mesmo que componham uma única sociedade. A relação do indivíduo com os grupos faz parte do cotidiano de toda a sua vida e é a inter-relação do indivíduo com os grupos quem vêm a formar a identidade do indivíduo

A formação do indivíduo através dos grupos se inicia na infância, pois é o período de maior aprendizagem cultural da vida, onde se aprende a primeira língua. Logo mais na fase madura, outros agentes passam a ter maior impacto na socialização do sujeito como exemplo à escola, os grupos de amigos, a mídia e posteriormente o âmbito do trabalho, trazendo consigo suas crenças, normas e valores mediante a realidade social e cultural em que o indivíduo vivencia e é através desse processo que o indivíduo começa a se identificar enquanto ser humano pertencente ao meio social incorporando os hábitos e costumes da vida cultural da sociedade construindo assim a sua identidade.

Como vimos existe uma relação direta entre a formação da identidade do indivíduo e o meio e com isso o trabalho com grupos torna-se indispensável neste processo e para que esse trabalho seja funcional e efetivo ele deve ser desenvolvido com planejamento pois é por meio dele que os integrantes compartilham suas idéias, emoções e experiência de vida de forma organizada. Também deve ser feito com organização onde esta é uma parte muito importante do processo envolvendo tudo o que se relaciona com o planejamento do trabalho e é nessa fase que é delimitado o alcance do que será realizado e por último deve-se utilizar da condução como dinâmica de grupo fazendo com que o grupo gere resultados positivos e assim proporcionar condições para mudanças na forma como o grupo enxerga e reage a dinâmica social.

Enfim percebemos que o ser humano é fruto das relações sociais e o relacionamento com grupos se torna uma necessidade humana, pois ao mesmo tempo em que ele é individual, é também coletivo vivendo em um processo constante de transformação desde o nascimento até sua morte interagindo com diversos grupos sociais. Diante disso o trabalho em grupos é fundamental para o desenvolvimento do mesmo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com