TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Dissertações: Contabilidade Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

1 contexto empresarial 3

2 funções administrativas 4

2.1 planejamento 4

2.2 organização 4

2.3 direção 4

2.4 Controle 4

3 patrimônio 5

4 fontes e origens de recursos 6

4.1 capital social 6

4.2 capital de terceiros 6

5 Análise de mercado 7

6 demanda, oferta e equilibrio de mercado 8

6.1 demanda 8

6.2 oferta 8

6.3 equilibrio de mercado 8

7 Estruturas de mercado 9

7.1 concorêcia perfeita 9

7.2 monopólio 9

7.3 concorência monopolista 9

7.4 oligopólio 9

8 contabilidade social como ferramenta da informação para responsabilidade social 10

9 conclusão 18

REFERÊNCIAS 19

1 CONTEXTO EMPRESARIAL

Não é noviade para ningém que o cenario economico tem sofrido mudanças visíveis ao longo dos últimos anos. Cada vez mais pequenas e médias empresas têm surgido oferecendo novos serviços e novos produtos para o mercado. Na medida em que surgem, acaba també por surgir dificuldades. Sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que venha auxiliar nas soluções de problemas e ajudar esses pequenos e médios empresários à compreederem melhor o cenário empresarial atual lhes proporcionando uma nova proposta de administração visando assim à manutenção de empresas em dificuldades encontradas e para que possam passar a ultilizar recursos viáveis a sua realidade.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Segundo chiavenato o processo administrativo consiste nas funções de panejamento, organização e controle. De acordo com os diferentes níveis da organização que são o estratégico o tático e operacional essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas.

2.1 PLANEJAMENTO

Assim, e importante esclarecer que a função planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. O planejamento inclui especificar os objetivos a serem atingidos e encontra meios eficazes para atingí-los, chiavenato afirma que a dministração não corre ao acaso, pois cada ação esta pautada em um plano onde esses são traçados na função planejamento.

2.2 ORGANIZAÇÃO

Ainda segundo chiavenado a função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidade às pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, ou seja, é o processo de arrumar de arrumar e alocar o trabalho a atoridade e os recursos na organização, criando a estrutura organizacional de modo que ela possa alcançar eficientemente seus objetivos.

2.3 DIREÇÃO

A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Para chiavenato é a influência do gestor sobre o subordinado.

2.4 CONTROLE

Para que todas as outras funções administrativas funcionem bem, requer o controle que tem como principal objetivo controlar, ou seja, garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

3 PATRIMÔNIO

Patrimônio é o conjunto de bens direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou juridica). De acordo com esse conceito podemos citar os tratadistas Frederio Herrmann Júnior e Frencisco D’ Áuria que passaram a adotar o patrimônio como corrente de pensamento. Assim a contabilidade poderia ser definida como a ciência que estuda o patrimônio. E também Vicezo Masi que criou uma escola patrimônialista que destacava o patrimônio como aspecto mais importânte ao seu desenvolvimento.

4 FONTES E ORIGENS DE RECURSOS

No desempenho de suas atividades, as pessoas juridicas podem contar com recursos provinientes de duas origens e fontes: capital social e capital de terceiros.

4.1 CAPITAL SOCIAL

Capital social é o valor que os socios colocam a disposição da empresa para dispor bem estar social a ela.

4.2 CAPITAL DE TERCEIROS

Esse capital corresponde aos investimentos feitos na empresa, com recursos de terceiros. Por exemplo em financiamentos, em emprestimos, etc.

5 ANÁLISE DE MERCADO

O objetivo e descobrir a maneira correta para que as idealizações se concretizem. E para que seje feita de forma correta e encessario analisar os consumidores, a concorrência, e os fornecedores. Análise de mercado consiste também em encontrar clientes potênciais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com