TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Trabalho Escolar: Contabilidade Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  6.089 Palavras (25 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 indice de sustentabillidade empresarial 4

2.1 lei de responsabilidade fiscal na administração publica 6

2.1.1 Agronegócio 9

2.1.2 Construção Civil 15

2.2 Terceiro setor 17

3 CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 24

APÊNDICES 25

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 25

ANEXOS 27

ANEXO A – Título do anexo 27

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho estarei falando um pouco sobre SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL e assuntos relacionados. A implantação do ISE (índice de desenvolvimento empresarial) que busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas do desenvolvimento sustentável da sociedade. O ISE e uma ferramenta de analise comparativa do desempenho das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa. Estarei mencionando também quais as empresas integravam o quadro da ISE-BOVESPA e quais integram atualmente

2 INDICE DE SUSTENTABILLIDADE EMPRESARIAL

Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa do desempenho das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Seus objetivos são funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

A BM&FBOVESPA anunciou recentemente, a oitava carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A carteira reúne 51 ações de 37 companhias. Elas representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA, valor calculado em 26 de novembro de 2012.

Das 37 empresas da carteira atual, 35 foram selecionadas também para a nova, e duas companhias ingressaram: Telefônica e WEG, esta última trazendo para o ISE o setor de Máquinas e Equipamentos/Motores, Compressores.

Foram convidadas para participar da nova carteira as 183 companhias que detinham as 200 ações mais líquidas da Bolsa em dezembro de 2011. Destas, 45 empresas se inscreveram para participar do processo, concorrendo ao ingresso na carteira e cinco na qualidade de treineiras, buscando se preparar para os próximos anos.

As empresas que integram a carteira são: AES Tietê, Banco do Brasil, Bicbanco, Bradesco, Braskem, BRF, Cemig, Cesp, Copasa, Copel, CPFL, Coelce, CCR, Duratex, Eletropaulo, EDP, Even, Eletrobras, Ecorodovias, Fibria, Gerdau, Gerdau MT, Itaú Unibanco, Itaúsa, Light, Natura, Oi, Sabesp, Santander, Suzano, Sul America, Telefônica, TIM, Tractebel, Ultrapar, Vale, Weg.

Mais alguns dados sobre as empresas que compõem atualmente o ISE-BOVESPA:

- 100 % publicaram Relatório de Sustentabilidade no último ano;

- 92 % utilizaram as diretrizes da GRI para a elaboração do relatório (era 84%);

- 100 % das companhias possuem compromisso com o desenvolvimento sustentável formalmente inserido na estratégia;

- 97 % das companhias mantém programa de sensibilização educação sobre o tema;

- 92 % das companhias aderiram formal e publicamente a compromissos voluntários amplamente legitimados, relacionados ao desenvolvimento sustentável, comprometendo todas suas unidades, bem como todas suas subsidiárias ou controladas;

- 43% das empresas que utilizam remuneração variável para administradores (conselheiros de administração e diretores) vinculam estes valores ao desempenho socioambiental da empresa.

2.1 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

A Lei de Responsabilidade Fiscal é lei de finanças públicas, de natureza financeira, orçamentária contábil e, por isso, tradutora de normas e condições de controle extremamente necessárias à implantação de um novo código de conduta para os gestores públicos. (CASTRO, 2001, p.15).

Como esclareceu Pelicioli (2000, p. 109), a LRF dá suporte à criação de um sistema de planejamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com