TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Artigo: Contabilidade Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  4.299 Palavras (18 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CARINE DOS ANJOS SIQUEIRA

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

ARAÇUAÍ

2014

CARINE DOS ANJOS SIQUEIRA

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Produção textual apresentada á UNOPAR, disciplina Interdisciplinar, como requisito para formação em Ciências Contábeis.

ARAÇUAÍ

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. O SURGIMENTO DA CONTABILIDADE 5

3. DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE EMPRESARIAL 6

4. A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS 6

5. DIFERENÇAS DE EMPRESAS DE NATUREZA JURÍDICA 7

5.1 Sociedade Limitada 8

5.1.1 Empresário Individual 8

5.1.2 Empresa Individual de Sociedade Ltda. 9

6. PASSOS PARA CONSTITUIÇÃO DE UMA EMPRESA 11

6.1 Junta Comercial – Pesquisa 11

6.2 Contrato Social 11

6.3 Prefeituras Municipais – Laudos e Alvarás 12

6.4 Junta Comercial – Arquivamento 12

6.5 Receita Federal – Obtenção do CNPJ 13

6.6 Prefeitura Municipal – Alvará 13

6.7 Secretaria da Receita Estadual 14

7. CONCLUSÃO 16

8. REFERÊNCIAS 17

9. CONTRATO SOCIAL 18

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade surgiu nos primórdios dos tempos, desde a era primitiva, onde os homens das cavernas começaram a contar, inicialmente através dos dedos e depois foram desenvolvendo outros métodos para contar e registrar seu patrimônio, o seu rebanho, seus bens. Eles usavam de vários artifícios rudimentares para registrar, através de relatório contábil, faziam o inventário dos seus bens, com a escrita em madeira, cobre pedras, tábuas de barro, dentre outros.

Através dessa necessidade que as pessoas tinham de ter um controle dos seus bens que surgiu a contabilidade.

Desde as primeiras civilizações que os gestores utilizam a contabilidade como uma ferramenta, ao longo dos anos os métodos foram evoluindo, houve a difusão das partidas dobradas e de várias doutrinas e teorias.

Nos dias atuais a contabilidade ciência social que estuda e controla o patrimônio, tem relevante papel, agora não só como registro e controle do patrimônio, o profissional contábil agora não é apenas um guarda-livros, mas também utiliza de seus conhecimentos gerenciais como meios para escolha e tomada de decisões dos gestores em relação às empresas, ele cuida da saúde da empresa.

As empresas utilizam os relatórios contábeis para o seu controle, esses são: o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, demonstração de fluxo de caixa, demonstração do valor adicional.

O profissional contábil pode atuar em vários campos, pois a contabilidade é uma área muito abrangente, e dentre um desses ramos destaca-se a contabilidade empresarial, é a que vamos abordar nesse trabalho.

O processo de administração de uma empresa que busca conduzi-la ao sucesso depende em grande parte das informações geradas pela contabilidade, diante disso, faz-se necessário o tratamento correto dessas informações, bem como sua precisa interpretação.

Neste trabalho vamos demonstrar as diferenças de empresas de natureza jurídica sendo com sócios e sendo empresário individual, além de demonstrar os passos para abertura de uma empresa, no âmbito federal, estadual e municipal.

2. O SURGIMENTO DA CONTABILIDADE

A contabilidade já era utilizada desde o início dos tempos, de forma rudimentar os povos antigos, desde quando aprenderam a arte dos números e escrever, começaram a contar e registrar seu patrimônio, a fim de ter o controle dos seus bens.

A civilização hindu e a mais antiga do planeta, onde nasceram todas as civilizações, e houve os primeiros registros contábeis. Entre ela várias outras também tinham muitos registros.

Segundo Silva (2007, p. 21) “os registros eram feitos através de códigos, dentre os quais o mais famoso, o de Manu, no período entre os séculos XVI a VI a.C. Nesta obra ele tratou dos coletores de impostos, dos controles administrativos, efetuados através de um ministro do rei”.

Várias outras civilizações tiveram registros contábeis, com o surgimento do comércio, inicialmente através das trocas (escambo), e depois com a invenção da moeda, a necessidade do controle do patrimônio foi cada vez crescendo, tanto da parte dos comerciantes, quanto dos gestores da época, que cobravam impostos em relação às mercadorias vendidas e controlavam a economia do seu povo, assim surgindo à contabilidade pública.

Com o crescimento do comércio, surgem as primeiras exportações e importações e desenvolvimento da industrialização, e também os bancos públicos e privados. Nessa época os cargos administrativos e contábeis eram designados a pessoas de confiança dos gestores, os escribas são um exemplo desses cargos, também já havia a relação de patrão e empregado.

Segundo Silva (2007, p.28) “O famoso código do rei Hamurabi (2123-2081 a.C.) continha normas que regulavam o comércio, bem como, a relação entre patrões e empregados, sendo estes incumbidos de registrar as operações na contabilidade, a fim de apurarem os lucros”.

3. DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE EMPRESARIAL

A contabilidade como ferramenta empresarial é crucial para o bom andamento de uma gestão eficiente nas empresas, pois norteia categoricamente nas tomadas de decisões e controles, como também nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com